sábado, 1 de fevereiro de 2020

Airbus C295 realiza com sucesso contatos molhados como abastecedor

O avião tático Airbus C295 alcançou com sucesso seus primeiros contatos molhados durante uma campanha de teste de voo tanque-ar (AAR). Os primeiros contatos secos deste teste de voo ocorreram em dezembro de 2019 e foram alcançados usando uma configuração de rampa fechada, mangueira de 100 pés e sistema de visão remota. Os contatos molhados, realizados em Sevilha, Espanha, ocorreram em janeiro de 2020, entre uma aeronave Airbus C295 em configuração de navio-tanque e um C295 da Força Aérea Espanhola atuando como receptor em velocidades de voo entre 100 e 130 nós. No total, a aeronave equipada com o kit AAR removível realizou cinco contatos úmidos, transferindo um total de 1,5 toneladas de combustível. Os testes foram conduzidos em condições de luz do dia.

O capitão Gabiña, piloto da Força Aérea Espanhola que participou da campanha de testes, disse: "O grau de dificuldade nos testes de voo é sempre alto, pois envolve a realização de manobras que ninguém havia feito antes. Note-se que, devido ao comportamento positivo da aeronave, a operação foi boa e direta ".

A campanha de testes de voo também incluiu operações de voo noturno e o bem-sucedido teste de proximidade em posição de pré-contato com um caça F-18 da Força Aérea Espanhola a uma velocidade de 210 nós. Os testes bem-sucedidos ampliarão a versatilidade da marca registrada do C295 para operações táticas, incluindo missões de reabastecimento para helicópteros, transporte e aeronaves de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário