domingo, 8 de março de 2020

Cooperação brasileira por trás do recente marco do Gripen


Como parte do acordo brasileiro com o Gripen, a indústria brasileira será responsável pelo desenvolvimento de grande parte da aeronave na Saab Aeronáutica Montagens (SAM) , a nova planta de aeroespacial da Saab em São Bernardo do Campo. Por meio do programa de transferência de tecnologia, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros serão treinados para o trabalho até 2024, fortalecendo a base da indústria de defesa brasileira.

Mais de 30 funcionários do SAM estão atualmente participando do programa de treinamento na Suécia. Recentemente, a equipe, juntamente com os especialistas suecos da Saab, entregou a primeira fuselagem traseira produzida em série para o Gripen E sueco, uma conquista importante para o programa.

“A equipe brasileira que está aprendendo e trabalhando na produção da fuselagem traseira do caça da Força Aérea Brasileira será a mesma que iniciará a produção das estruturas aeronáuticas assim que retornarem ao SAM em São Bernardo do Campo, apoiadas por especialistas suecos. ”, Explica Marcelo Lima, diretor geral da SAM.

A equipe responsável pela entrega da fuselagem traseira já iniciou a produção da próxima. Todo o treinamento prático é rastreado por um cartão de treinamento, que certifica que cada funcionário em treinamento está exposto a todas as tecnologias necessárias para que o processo seja desenvolvido com sucesso no Brasil.

“Este ano, em meados de fevereiro, o primeiro grupo de brasileiros - incluindo montadores e planejadores - voltará dos treinamentos na Suécia. Eles serão responsáveis ​​pela qualificação dos processos no SAM. Este é um requisito fundamental antes de iniciarmos as atividades de produção na fábrica no Brasil ”, acrescenta Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário