sexta-feira, 17 de abril de 2020

Airbus conquista os primeiros contatos de reabastecimento totalmente automáticos do mundo

A Airbus alcançou a primeira operação totalmente automática de reabastecimento ar-a-ar (A3R) com um sistema de lança. A campanha de testes de voo, realizada no início do ano sobre o Oceano Atlântico, envolveu uma aeronave de teste da Airbus equipada com a solução Airbus A3R, com uma aeronave de caça F-16 da Força Aérea Portuguesa atuando como receptor. Esse marco faz parte da fase de industrialização dos sistemas A3R antes de sua implementação no desenvolvimento do navio-tanque A330 MRTT.

A campanha alcançou um total de 45 horas de teste de voo e 120 contatos secos com o sistema A3R, cobrindo todo o envelope de reabastecimento aéreo, já que o F-16 e o ​​MRTT consolidam a maturidade e as capacidades do desenvolvimento neste estágio. A fase de certificação começará em 2021.

Didier Plantecoste, chefe dos programas de tanques e derivados da Airbus, disse: “A conquista deste marco importante para o programa A3R destaca o excelente desenvolvimento do roteiro de capacidade do A330 MRTT e mais uma vez confirma que nosso navio-tanque é a referência mundial para operações de reabastecimento atuais e futuras. Nossos agradecimentos especiais à Força Aérea Portuguesa por seu apoio contínuo e ajuda nesse desenvolvimento crucial ”.

O sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e visa reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo (ARO), melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar em condições operacionais, ajudando a maximizar a superioridade aérea. O objetivo do sistema A3R é desenvolver tecnologias que atinjam recursos totalmente autônomos.

Uma vez que o sistema é ativado pelo ARO, o A3R voa a lança automaticamente e mantém o alinhamento entre a ponta da lança e o receptáculo com precisão de alguns centímetros; o alinhamento adequado e a estabilidade do receptor são verificados em tempo real para manter uma distância segura entre a lança e o receptor e também para determinar o momento ideal para estender o feixe telescópico para alcançar a conexão com o receptor. Nesse ponto, a transferência de combustível é iniciada para encher a aeronave receptora e, uma vez concluída e a desconexão é comandada, a lança é afastada do receptor, retraindo o feixe telescópico e afastando a lança para manter uma distância de separação segura. Durante esse processo, o ARO simplesmente monitora a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário