domingo, 26 de abril de 2020

Airbus - jornada de descarbonização continua: olhando além do E-Fan X

Palavras de Grazia Vittadini, diretor de tecnologia da Airbus:

"Aviação conecta e une as pessoas. À medida que as pessoas descobriam a mágica do voo, atender a essa necessidade fundamental levou a um crescimento acentuado nas viagens aéreas. Esse aumento nos levou a explorar tecnologias inovadoras para garantir que as gerações futuras pudessem desfrutar tanto de voo quanto nós.

Quando iniciei minha carreira na Airbus, a noção de voo elétrico era considerada um sonho distante. Hoje é uma realidade. O objetivo principal da Airbus permanece inalterado: estamos totalmente comprometidos com a descarbonização da aviação. Acreditamos firmemente que não há mundo em que o futuro das viagens aéreas não seja sustentável.

Quando começamos a navegar pelas realidades de um mundo pós-COVID-19, estou mais certo do que nunca de que precisamos continuar a toda velocidade com nossas ambições de sustentabilidade. De fato, diante do desafio sem precedentes das mudanças climáticas, nós da Airbus nos perguntamos se poderíamos adotar uma abordagem ainda mais ousada para reduzir as emissões de CO2. Hoje, nossa resposta é um retumbante sim!

Mas descarbonizar a indústria da aviação não é pouca coisa. Para conseguir isso, precisamos reorientar todos os nossos esforços nos tijolos da tecnologia que nos levarão até lá. É por esta razão que a Airbus ea Rolls Royce decidiram, conjuntamente, trazer o manifestante E-Fan X ao fim. Como em todos os projetos inovadores de Pesquisa e Desenvolvimento, é nosso dever avaliá-los e priorizá-los constantemente para garantir o alinhamento com nossas ambições. Essas decisões nem sempre são fáceis. Mas, sem dúvida, são necessários para manter o curso.

Quando lançamos o projeto E-Fan X em 2017, partimos com a ambição de ultrapassar os limites testando tecnologias disruptivas em uma abordagem revolucionária para futuras aeronaves. E fizemos exatamente isso: o E-Fan X destruiu noções pré-concebidas do que é possível em voos futuros. Isso nos ajudou a pavimentar o caminho para um movimento de descarbonização em todo o setor, do qual estamos orgulhosos de liderar.

Dizer que aprendemos muito com esse projeto demonstrador seria um eufemismo. Nos últimos três anos, cada marco bem-sucedido do E-Fan X nos ofereceu informações valiosas para o futuro, incluindo:

- Propulsão elétrica híbrida serial: arquiteturas híbridas, sistemas de alta tensão e baterias são peças tecnológicas indispensáveis ​​para vários outros projetos de demonstração em nosso amplo portfólio de pesquisa e desenvolvimento para diversificar as fontes de energia. Vamos continuar a desenvolver e amadurecer-los em nossa família de E-Aircraft Sistema de Teste Casa .

- Novos caminhos para a redução disruptiva de CO2: explorar as possibilidades - e as limitações - da propulsão híbrida-elétrica em série também abriu uma investigação sobre os novos caminhos da tecnologia. O hidrogênio é um deles, o que é partes iguais de uma enorme oportunidade, pois é um novo desafio.

- Certificação futura e aceitação regulatória: Desde o início, sempre ficamos encantados com o entusiasmo avassalador de nossos clientes - e, de fato, com todo o ecossistema da aviação - pelo E-Fan X. Com nossas parcerias de pesquisa em infraestrutura e operações de aeroportos híbridos elétricos e hidrogênio , estabeleceremos uma base para a futura adoção em todo o setor e a aceitação regulamentar de aeronaves comerciais de propulsão alternativa.

Graças a esses aprendizados importantes, a Airbus desenvolveu um roteiro mais focado em como progredir em nossos ambiciosos compromissos de descarbonização. Uma conquista grandiosa para um manifestante inédito, como o E-Fan X.

À medida que nos dirigimos para o futuro, gostaria de agradecer sinceramente a todos os parceiros, engenheiros e designers - da Airbus e além - que trouxeram incansavelmente sua experiência, paixão e engajamento para conduzir este projeto pioneiro. Sou extremamente grato e orgulhoso da equipe: você é um grupo incrível de profissionais ousados, talentosos e dedicados! Além disso, gostaria de agradecer a Paul Stein, CTO da Rolls-Royce e sua equipe por uma parceria extraordinária no E-Fan X. Convido você a ler a declaração emocionante de Paul aqui . É através de parcerias entre indústrias como essas que a indústria da aviação trará soluções competitivas de emissão zero para o futuro dos vôos.

Embora o E-Fan X não caia no céu, acredito firmemente que seu espírito continuará vivo enquanto continuamos nossa jornada em direção a um voo neutro em termos climáticos.

É uma jornada em que estamos todos juntos. E somente juntos, teremos sucesso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário