sábado, 4 de abril de 2020

L-39NG abriu o envelope de voo

A nova aeronave de treinamento para jatos leves L-39NG, do fabricante de aeronaves tcheco AERO Vodochody AEROSPACE a.s., abriu o envelope de voo para toda a gama de alturas e velocidades esperadas, completando outra série de testes de vôo. Com base nos resultados, a velocidade máxima de 490 KCAS / Mach 0.8 foi permitida e o teto máximo de 38.000 pés (11.580 metros).

Na configuração com um tanque integral completo na chamada asa úmida, as maiores velocidades alcançadas durante os testes de vôo foram 509,4 KTAS (943,4 km / h) e Mach = 0,822. Em termos do programa de testes de voo, as qualidades e os desempenhos do voo começaram, como decolagens, pousos, taxas de subida, cargas G, consumo de combustível, etc.

“A equipe do projeto L-39NG concluiu uma fase crucial e muito desafiadora dos testes de voo. Após uma série de testes no solo, provamos com sucesso a força da estrutura da aeronave durante o vôo sem nenhum caso crítico. Graças a esses testes, confirmamos que o design do L-39NG possui excepcional robustez e estabilidade ”, afirmou Jaromír Lang, designer-chefe do L-39NG.

A abertura do envelope L-39NG foi precedida por um conjunto de testes de vibração, a fim de verificar a resistência da aeronave e sua capacidade estrutural de amortecer oscilações espontâneas induzidas por forças aerodinâmicas externas em vôo. Durante os testes de vibração, as oscilações da estrutura da aeronave foram iniciadas por pequenos foguetes nas pontas das asas ou por impulsos no sistema de controle de vôo causados ​​pelo piloto de teste. Posteriormente, foi realizada uma análise das vibrações medidas. Para esse fim, os pilotos de teste da Aero concluíram uma série de voos de teste em diferentes altitudes e velocidades. Todos esses vôos foram realizados pelo primeiro protótipo de voo com o número de série de fabricação 7001. Durante o teste de vibração, um número total de 192 foguetes foi disparado, incluindo 144 foguetes disparados em voo e 48 foguetes em testes no solo.

“Alcançamos um progresso significativo nos testes de solo e voo até agora. Com dois protótipos de voo L-39NG no ar desde meados de abril e nosso demonstrador técnico, estamos muito bem preparados para a nossa jornada restante para certificar a aeronave no terceiro trimestre de 2020 ”, disse Dieter John, presidente e CEO da AERO Vodochody AEROSPACE.

"A abertura do envelope de voo do L-39NG é um marco importante não apenas para todo o projeto, mas, principalmente, para nossos futuros negócios com nossos parceiros de negócios e clientes em potencial", disse Jiří Podpěra, presidente da OMNIPOL, parceiro estratégico da Projeto L-39NG com 50% de participação igual.

O L-39NG obteve resultados adicionais bem-sucedidos em testes no solo. Os testes de resistência estática estão sendo realizados desde meados do ano passado no Centro Aeroespacial de Pesquisas Tcheco (VZLÚ). No segundo protótipo com o número de série de fabricação 7002, o teste de força da asa com carga combinada de torção e flexão foi realizado até 100% da carga final (150% da carga limite) sem nenhum dano. O teste de resistência da asa até a falha estrutural ocorrerá na primeira quinzena de abril. No VZLU, o L-39NG já havia alcançado o teste de força destrutiva da fuselagem e foi absolutamente bem-sucedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário