sábado, 12 de setembro de 2020

Exercício Point Blank 20-4 da OTAN


Mais de 50 aeronaves da Força Aérea dos EUA, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, da Força Aérea Real e da Força Aérea Real Holandesa participaram do exercício Point Blank 20-04 sobre o Mar do Norte, em 10 de setembro.

Uma luta de ponta focada na integração do contra-ar defensivo de quarta e quinta geração, este exercício viu o retorno dos F- 15s e KC- 135s da Força Aérea dos EUA , RNLAF F-16s, RAF e RNLAF F-35s, RAF Typhoons e um RAF Voyager.

“Voar ao lado de outras nações da OTAN e ao redor do Reino Unido em um cenário de combate complexo envolvendo mais de 50 aeronaves é exatamente o tipo de treinamento que mantém nossa Força Aérea Real afiada e pronta para operar ao lado de nossos aliados quando e onde vier, ”Disse James Heappey, ministro das Forças Armadas do Reino Unido.

O exercício também incluiu a participação pela primeira vez do Comando de Ataque Global B-52 Stratofortress da Força Aérea dos EUA operando fora da RAF Fairford , F-16s do 510º e 555º Esquadrões de Caça da Base Aérea de Aviano , Itália, e F-35s do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA Esquadrão de Ataque de Caça da Marinha 211.

“Para a 31ª Ala de Caça, esta é uma excelente oportunidade de participar de um grande exercício de força dentro da USAFE (Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa - Força Aérea na África); permitindo que nossos combatentes tenham a oportunidade de praticar a luta contra um adversário semelhante ”, disse o major John Hamilton, 555º Esquadrão de Caça. “Isso nos permite treinar junto com alguns de nossos parceiros da OTAN e aumentar nossa interoperabilidade com uma variedade de fuselagens.”

Point Blank é um grande exercício de força projetado para aprimorar a prontidão de combate e aumentar a proficiência tática dos EUA, do Ministério da Defesa e de outras forças da OTAN.

“Nossos Typhoons agiram como agressores contra os F-35s de quinta geração da RAF, US Marine Corps e Royal Netherlands Air Force, simulando as táticas e ameaças de nossos adversários enquanto desafiavam seus colegas em uma série de complexas batalhas ar-ar batalhas que testaram as habilidades dos pilotos envolvidos e levaram essas aeronaves de classe mundial aos seus limites ”, disse o capitão do grupo Chris Layden, comandante da estação RAF Lossiemouth.

Exercícios multilaterais como este aumentam a interoperabilidade, dissuadem potenciais adversários e garantem que os céus dentro do teatro europeu permaneçam soberanos.

“Exercícios como o Point Blank nos permitem validar a interoperabilidade digital com o Squadron 617 e é uma oportunidade de conduzir um treinamento real e relevante com a Força Aérea dos Estados Unidos e os aliados da OTAN, expandindo nossa influência global através do desenvolvimento de capacidades que podem compartilhar o fardo de abordar o comum desafios de defesa ", disse o tenente-coronel Joseph F. Freshour, oficial comandante do Esquadrão de Ataque de Caça 211 da Marinha.

O porta-voz da Real Força Aérea da Holanda, Maj. Marleen Molema, acrescentou: “Valorizamos a excelente oportunidade que a Point Blank nos oferece para manter e melhorar a interoperabilidade com nossos aliados da OTAN”.

Point Blank é uma iniciativa de exercício recorrente e de baixo custo, projetada para aumentar a proficiência tática e demonstrar o compromisso coletivo com a segurança regional.

“O 48º Fighter Wing e nossos aliados do Reino Unido continuam a liderar o caminho com cada iteração do Point Blank. Por meio de nossa parceria contínua, estamos demonstrando a capacidade dos aliados e parceiros de operar perfeitamente uns com os outros em todos os domínios em cenários desafiadores e exigentes ”, disse o general Jeff Harrigian , comandante da USAFE-AFAFRICA. “Isso nos torna especialistas no que fazemos, que é oferecer superioridade aérea em qualquer lugar do mundo”.

Na foto acima, um B-52H Stratofortress da Força Aérea dos EUA lidera uma formação de F-15C Eagles, F-15E Strike Eagles e F-16 da Força Aérea Real Holandesa sobre o Mar do Norte (Foto: USAF: Master Sgt. Matthew Plew)

Nenhum comentário:

Postar um comentário