sábado, 12 de setembro de 2020

Colaboração da DASA e do 33 Squadron da RAAF influencia o design em todo o mundo


A introdução de tecnologia avançada de testes não destrutivos por meio de uma colaboração entre a Northrop Grumman, No. 33 Squadron (33SQN) e a Defense Aviation Safety Authority (DASA) promete colher benefícios significativos para a manutenção da mangueira de reabastecimento do KC-30A Multi-role Tanker Transport.

O KC-30A está equipado com dois Pods de reabastecimento para mangueiras e reabastecimento de drogue. Cada Pod tem uma mangueira de reabastecimento de 30 metros com uma trança de aço coberta por uma bainha externa de neoprene. A corrosão foi identificada na trança de aço, tornando a mangueira inutilizável e, em alguns casos, insegura.

Os Técnicos de Inspeção Não Destrutiva (NDITECHs) do 33SQN e DASA reconheceram uma oportunidade para melhorar a manutenção e a manutenção da mangueira de reabastecimento da aeronave por meio da introdução de testes eletromagnéticos de Foucault (ECA).

A mangueira de reabastecimento ar-ar de 30 metros de comprimento requer uma inspeção frequente para detectar corrosão e desgaste geral. Essas inspeções são críticas para manter a longevidade da mangueira e minimizar o risco de separações da mangueira durante o voo.

Para minimizar o potencial de defeitos perdidos e reduzir o tempo necessário para conduzir as inspeções, a Northrop Grumman e a DASA trabalharam com a EddyFi, uma empresa canadense especializada em testes de ECA, para desenvolver uma sonda de inspeção personalizada utilizando métodos de produção de prototipagem rápida. A sonda foi então produzida pela EddyFi, e um procedimento de inspeção desenvolvido pela DASA.

A sonda verifica a mangueira em minutos, procurando e apontando áreas corroídas e danificadas. É milimetricamente preciso e se conecta a equipamentos de informática NDITECH existentes.

O oficial de garantia Greg Wilson, da instalação de Testes Não Destrutivos e Tecnologia de Compostos da DASA na Base de Amberley da RAAF, disse que este estudo de caso influenciou o projeto subsequente de tecnologia semelhante para aplicações de manutenção de mangueiras drogas em todo o mundo.

“O método ECA elimina a necessidade e o risco de depender de inspeções visuais e permite que os NDITECHs estendam a vida útil da mangueira de reabastecimento - reduzindo assim o custo de propriedade da plataforma.” WOFF Wilson disse.

“É uma ferramenta de coleta de dados que mitiga a taxa de falha de mangueiras e fornece feedback direto para NDITECHs, equipe de engenharia e fornecedores.

“A introdução deste equipamento levou ao avanço em novas aplicações desta tecnologia em toda a comunidade de defesa e aviação civil.”

O Sr. Peter Booth, Cabo da Reserva NDITECH da 33SQN e Contratante Civil da DASA disse que o campo magnético e os pulsos elétricos identificam áreas que requerem uma análise mais aprofundada pelos NDITECHs.

“A segurança é o principal benefício dessa tecnologia, bem como o controle de qualidade aprimorado.” CPL Booth disse.

“Podemos localizar a corrosão com antecedência, estar mais bem informados com os dados corretos e melhorar nosso gerenciamento.

“Este é apenas o começo - estamos sempre procurando usos futuros para o ECA em parceria com pessoal militar, civil e contratado, para alcançar os resultados de capacidade de quinta geração de hoje.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário