sábado, 7 de novembro de 2020

Aero L-39NG passa nos testes aerodinâmicos da versão Light Attack

Logo após a certificação da versão de treinamento do L-39NG, uma etapa inicial importante na preparação de sua versão armada foi concluída. Uma série de testes do L-39NG foi realizada no túnel de vento de baixa velocidade do Centro de Pesquisa Aeroespacial Tcheco em Praga (VZLU), desta vez os testes foram focados na capacidade da aeronave de transportar vários sistemas de armas.

“Em cooperação com o VZLU, concluímos a fase de coleta de dados do túnel de vento antes da aeronave ser convertida para a versão Light Attack e antes do início dos testes de vôo no próximo ano. Nosso objetivo era verificar experimentalmente os desvios esperados da aerodinâmica desempenho que pode ser diferente da versão de treinamento ", disse o chefe do programa L-39NG Vojtěch Labuda da Aero Vodochody. Para as necessidades de medição, um modelo da aeronave foi impresso em 3D na escala de 1: 6,6. O modelo foi subsequentemente medido usando um medidor de tensão interno de seis componentes em um túnel de vento de baixa velocidade (o espaço de medição do túnel de vento tem um diâmetro de três metros).


No início, foram realizadas medições na aeronave sem pods e, em seguida, foram medidas as aeronaves com diferentes tipos de pods, armas, configurações de flaps e diferentes tipos de pontas de asas. Todos os modelos de armas também foram feitos por impressão 3D.

A aeronave L-39NG tem cinco pods para transportar uma ampla gama de armas, começando com uma metralhadora calibre 12,7 milímetros ou canhões calibre 20 milímetros, bombas de até 250 quilogramas, mísseis ar-solo não guiados ou mísseis ar-ar . A integração da orientação a laser de armas também está em consideração.

Antes dos testes de voo, foi necessário verificar o efeito nas características e no desempenho do voo por meio de testes em túnel de vento. Durante as medições, foi investigada a influência do ângulo de ataque e do ângulo de derrapagem nas características aerodinâmicas da aeronave com diferentes variantes de armas e configurações dos flaps.

Além de medições estáticas, que determinam as forças e intensidades de momento na aeronave, medições dinâmicas também foram realizadas. Isso determina o amortecimento aerodinâmico para fins de qualidades de vôo.

“Em meio ano, realizamos mais de 200 medições, em 30 configurações diferentes, de uma aeronave limpa a uma aeronave totalmente equipada com flaps inclinados. Durante essas medições, descobriu-se que o modelo aerodinâmico é totalmente capaz de transportar um ampla gama de armas em várias configurações ", disse Pavel Hospodář da VZLU. Os dados medidos serão usados ​​para cálculos de desempenho de voo.

L-39NG


A aeronave L-39NG é um jato leve moderno e eficaz, capaz de servir em uma função de ataque leve e / ou sistema de treinamento abrangente e unificado para as forças aéreas modernas. O L-39NG é baseado no conceito aerodinâmico do atual L-39 com recursos otimizados para reduzir a resistência e aumentar a eficiência e utiliza as mais recentes tecnologias e equipamentos. A potência é fornecida pelo moderno motor FJ44-4M fornecido com o serviço de suporte do motor TAP Blue para garantir uma aeronavegabilidade sem precedentes e custos de manutenção previsíveis. Os aviônicos da aeronave são preparados para treinar futuros pilotos de aeronaves de 4ª e 5ª geração e podem ser ajustados às necessidades do cliente. O L-39NG é equipado com cinco hard-points para armas. A aeronave também apresenta uma ampla gama de tecnologias de simulação, incluindo a integração em centros de simulação tática de alta tecnologia com o objetivo de aumentar a eficiência do treinamento. O parceiro estratégico do projeto L-39NG é a empresa checa OMNIPOL por ter 50% de participação e contribuição financeira no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário