quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Leonardo celebra o 20º aniversário do primeiro voo do AW139


A Leonardo comemora o 20º aniversário do voo inaugural do helicóptero AW139. A primeira aeronave subiu aos céus das instalações da Companhia em Cascina Costa di Samarate, Itália, em 3 de fevereiro de 2001. O helicóptero voou por 45 minutos verificando os testes iniciais de aeronavegabilidade, pairando, vôo lateral e para frente, qualidades de manuseio e subsistemas. Isso logo confirmou as características impressionantes e a suavidade do novo modelo e seu desempenho e capacidades se tornariam uma nova referência de mercado, tornando-o o programa de helicópteros mais importante das últimas duas décadas em nível internacional.

O AW139 com dois motores intermediários de 7 toneladas oferece pedidos de quase 1.200 unidades de mais de 280 clientes em mais de 70 países em todos os continentes. A aeronave apresentou níveis extraordinários de confiabilidade e capacidade operacional com mais de 3 milhões de horas de vôo registradas desde a primeira entrega no início de 2004. Dados de uso atestam a extrema versatilidade do AW139 que atende a qualquer necessidade do mercado: aproximadamente metade do frota mundial para tarefas de utilidade pública, como busca e resgate e ambulância aérea, aplicação da lei, combate a incêndios, socorro em desastres e deveres militares. O restante conta com uma posição de liderança em sua classe no setor de transporte offshore, além de transporte VIP, institucional e corporativo, além de outras missões civis. A frota do AW139 tem presença global: cerca de 30% na Europa, quase tanto na Ásia e Australásia, 15% nas Américas, seguido pelo Oriente Médio. O sucesso internacional do AW139 é tão importante que, para atender às demandas do mercado, o helicóptero é produzido em diferentes linhas de montagem, tanto na Itália, na fábrica de Vergiate, e nos Estados Unidos na Filadélfia, que entregou cerca de 30% de todas as unidades até hoje. A Força Aérea dos Estados Unidos apresentará em breve o Boeing MH-139 com base no AW139 para substituir a frota do UH-1N.

O AW139 cresceu significativamente ao longo dos anos, adaptando-se às novas necessidades dos clientes. O peso máximo de decolagem aumentou de 6,4 para 7 toneladas. Quase 1.000 kits e equipamentos de missão foram certificados. Com sistemas de proteção avançados contra gelo, o AW139 pode voar em todas as condições climáticas. Este modelo também é o único no mundo capaz de continuar voando por mais de 60 minutos sem óleo na transmissão, o dobro dos 30 minutos estipulados pelas autoridades certificadoras. Em 2020, novos recursos diferenciados para o pacote de aviônicos foram introduzidos, incluindo visão sintética, Sistema de Alerta de Proximidade do Solo Aprimorado com modos offshore, mapas 2D aprimorados e carregamento de dados sem fio, aumentando a consciência situacional da tripulação e reduzindo a carga de trabalho para operações à noite ou em condições meteorológicas marginais. Apesar da experiência e maturidade alcançadas em quase 17 anos de atividade operacional, o AW139 continua a ser um programa jovem e moderno, destinado a assumir um papel de liderança no futuro. O AW139 realmente incorpora todas as áreas de excelência e liderança em seu campo na Leonardo, como transmissões e dinâmica, integração e personalização do sistema, melhor desempenho da classe, versatilidade de missão, padrões de segurança mais recentes e uma gama abrangente de serviços de treinamento e suporte ao cliente cada vez mais localizados e soluções, desenvolvidas e ampliadas para permitir que clientes em todo o mundo maximizem as capacidades desse tipo.

A aeronave de escolha em sua classe contra a qual todos os existentes e novos são medidos, o AW139 também representa um ponto de viragem no setor de asas rotativas através do conceito introdutório da "família de helicópteros" Leonardo. O AW139 é, na verdade, o antepassado de uma família de helicópteros que compreende o menor e mais leve AW169 e o maior e mais pesado AW189. Modelos, único caso no mundo, que compartilham a mesma filosofia de design, o mesmo alto desempenho, as mesmas características de voo e os mesmos padrões de certificação, bem como a mesma abordagem de manutenção e treinamento. Um conceito que permite aos operadores com grandes frotas diversificadas, com modelos que variam de 4 a 9 toneladas de peso, criar sinergias significativas na formação de tripulações, operações de voo, manutenção e apoio logístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário