sexta-feira, 26 de março de 2021

50º aniversário do primeiro voo do Il-76


Cinquenta anos atrás, em 25 de março de 1971, o Il-76 decolou pela primeira vez do campo de aviação do campo de Khodynskoye em Moscou. Este voo abriu a era da aviação de transporte doméstico a jato, e a aeronave se tornou a base da aviação de transporte militar da então União Soviética e agora na Rússia, por muitos anos. Lançado em uma grande série, é uma das amostras mais massivas, mais confiáveis ​​e notáveis ​​da tecnologia de aviação nacional e mundial.

O projeto foi o primeiro a implementar o conceito de basear uma aeronave de transporte a jato pesado em aeródromos de concreto e não pavimentados de dimensões limitadas. A aeronave proporcionou a aterrissagem de pessoas e equipamentos, transportou cargas volumosas de até 40 toneladas e diversos veículos automotores.

Outra característica única da aeronave é sua versatilidade. Com a adoção do Il-76 em serviço, o trabalho de expansão de suas capacidades não parou. Sua plataforma de transporte universal proporcionou a criação de aeronaves para diversas aplicações - um tanque, um hospital, um laboratório voador, busca e resgate, bombeiro, AWACS.

O trabalho realizado pelo Ilyushin Design Bureau recebeu a mais alta avaliação. Pela criação da IL-76, um grupo de funcionários da empresa foi agraciado com o Prêmio Lenin. Os laureados foram RP Papkovsky, chefe de trabalho na criação de equipamentos de transporte aerotransportado, armas e outros equipamentos especiais, EI Kuznetsov, comandante da tripulação que realizou a primeira decolagem e os primeiros voos de teste, AVShaposhnikov, sob cuja liderança os testes de voo foram realizados com sucesso e em pouco tempo, GG Muravyov, chefe de trabalho para determinar os parâmetros ideais do layout e aerodinâmica da aeronave.

Hoje, o lendário Il-76 é conhecido em todo o mundo. Seus operadores observam características da aeronave como simplicidade, confiabilidade, alto grau de autonomia em operação e maior capacidade de sobrevivência. Esta aeronave pode ser encontrada em regiões remotas e de difícil alcance, com condições climáticas e de temperatura adversas. Ele não tem medo de aeródromos mal equipados, pousa e decola de pistas despreparadas com superfícies artificiais e não pavimentadas, e pode trabalhar por semanas longe do aeródromo local.

Em meados da década de 1980, tornou-se a principal aeronave de transporte militar do país. No total, a Associação de Produção de Aviação de Tashkent em homenagem a VP Chkalov produziu mais de 900 aeronaves Il-76 de várias modificações, mais de 100 delas foram exportadas. Atualmente, as aeronaves IL-76 são operadas em mais de 20 países na Europa, Ásia, África e América do Norte.

A valiosa experiência acumulada ao longo dos anos na operação e produção do IL-76 contribuiu para o poderoso desenvolvimento da aviação militar de transporte e está sendo implementada em veículos de nova geração. A nova vida da aeronave continua na fábrica de aeronaves Aviastar-SP Ulyanovsk, onde sua modificação moderna Il-76MD-90A é produzida em série.

Mais de 70% dos sistemas e montagens das aeronaves já foram atualizados na aeronave, o que possibilitou aumentar a carga útil de 40 para 60 toneladas, aumentar o alcance e melhorar a segurança de voo.



O uso de novos métodos de design e tecnologias de produção torna possível criar em sua base toda uma família de máquinas para fins especiais que atendem aos requisitos internacionais e às necessidades dos clientes.

“O potencial e as soluções de engenharia incorporados ao projeto da aeronave Il-76 tornam possível operá-la com sucesso por meio século e desenvolvê-la como uma plataforma de transporte única. Ao longo de toda a história do programa IL-76, cerca de 1000 aeronaves desse tipo foram produzidas e entregues aos clientes.Esta é a melhor prova de sua confiabilidade, facilidade de uso, versatilidade. Hoje estamos criando uma aeronave Il-76MD-90A profundamente modernizada. Ele permite resolver a maioria das tarefas da aviação de transporte militar em um nível técnico qualitativamente novo, atende aos requisitos atuais e futuros do Ministério da Defesa da Rússia ", disse o primeiro vice-diretor geral do PJSC UAC, diretor administrativo do PJSC Il, Sergei Yarkovoy .

Nenhum comentário:

Postar um comentário