quarta-feira, 21 de abril de 2021

Airbus A400M realiza grande campanha de certificação de reabastecimento de helicópteros


O Airbus A400M de nova geração conduziu com sucesso uma importante campanha de certificação de reabastecimento ar-ar de helicópteros, completando a maioria de seus objetivos de desenvolvimento e certificação. A Airbus Defense and Space visa obter a certificação completa para reabastecimento ar-ar de helicópteros ainda este ano, com a conclusão de todos os testes de operação noturna obrigatórios.

Os testes de voo, realizados em coordenação com a Direção-Geral do Armamento da França (DGA), envolveram operações com dois helicópteros H225M da Força Aérea Francesa.

A campanha ocorreu em condições diurnas e noturnas na costa oeste da França entre 1.000 pés e 10.000 pés e velocidades de voo de até 105 nós. Nesses voos, foram realizados 81 contatos molhados e transferências de 6,5 toneladas de combustível, que incluíram o reabastecimento simultâneo de dois helicópteros pela primeira vez. Os testes confirmaram os resultados positivos das operações de contato seco e úmido realizadas em 2019 e 2020.

O reabastecimento ar-ar de helicópteros é uma capacidade militar única e fundamental para as operações das Forças Especiais, envolvendo aeronaves com diferentes perfis de voo e compartilhando um envelope de voo comum muito limitado, exigindo padrões de voo em formação fechada em baixas altitudes e condições noturnas.

Com essa capacidade, o A400M se torna uma das poucas aeronaves-tanque do mundo capaz de tais operações. O H225M multifuncional é um dos poucos helicópteros do mundo capaz de reabastecimento em voo, estendendo o alcance padrão de 700 NM em até 10 horas de voo.

A400M como reabastecedor

O A400M é certificado como padrão para ser rapidamente configurado como um avião-tanque. Com capacidade para 50,8 toneladas de combustível nas asas e na caixa da asa central, sem comprometer a área do porão, também podem ser instalados dois tanques adicionais de porão, fornecendo 5,7 toneladas adicionais de combustível cada. Os tanques de porão de carga separados permitem o uso de diferentes tipos de combustível, permitindo que o A400M atenda às necessidades de diferentes tipos de aeronaves receptoras.

Como um petroleiro, o A400M já demonstrou sua capacidade de reabastecer receptores de caça, como Eurofighter, Rafale, Tornado ou F/A-18 em suas velocidades e altitudes preferidas, e também é capaz de reabastecer outras aeronaves de grande porte, como outro A400M para reabastecimento, C295 ou C-130.

Nenhum comentário:

Postar um comentário