terça-feira, 6 de abril de 2021

Boeing assina contrato para 11 aeronaves P-8A Poseidon


A Marinha dos EUA concedeu à Boeing um contrato de produção de US$ 1,6 bilhão para as próximas 11 aeronaves P-8A Poseidon. Nove aeronaves irão se juntar à frota da Marinha dos EUA e duas irão para a Royal Australian Air Force (RAAF), um parceiro cooperativo no programa conjunto P-8A desde 2009. O contrato traz o número total de aeronaves P-8A da Marinha dos EUA contratadas para 128 e o total de RAAF para 14.

“O P-8A continua a ser um ativo inestimável e essas aeronaves adicionais ajudarão a fornecer patrulha marítima expandida e capacidades de reconhecimento para a frota”, disse o Capitão Eric Gardner, gerente de programa do Escritório do Programa de Patrulha Marítima e Reconhecimento da Marinha dos EUA.

O P-8A é um avião de guerra anti-submarino e anti-superfície de longo alcance usado pela Marinha dos Estados Unidos. É vital para coleta de inteligência, reconhecimento de vigilância e busca e resgate. Implantado em todo o mundo, com 103 aeronaves em serviço e mais de 300.000 horas de vôo, o desempenho e a confiabilidade do P-8 oferecem confiança aos clientes que operam em um mundo incerto.

“Continuamos a ouvir feedback de esquadrões da Marinha desdobrados que nos dizem que o P-8A está superando as expectativas”, disse Stu Voboril, vice-presidente e gerente de programa do programa P-8A da Boeing. “Nosso foco é entregar a melhor aeronave de patrulha marítima do mundo. Isso só acontece quando as equipes realmente colaboram, ouvem e se concentram nas prioridades do cliente.”

O P-8 é militarizado com armas marítimas, uma arquitetura de sistema de missão aberta moderna e suporte comercial para acessibilidade. É a principal aeronave com capacidade de detectar e rastrear submarinos. A aeronave foi modificada para incluir um compartimento para bombas e postes para armas. Possui duas estações de armas em cada asa e pode transportar 129 sonobuoys. A aeronave também é equipada com sistema de reabastecimento em vôo.

Um derivado militar do avião Boeing 737 Next-Generation, o P-8 combina o sistema de armas mais avançado do mundo com as vantagens de custo do avião de passageiros mais popular do planeta. O P-8 compartilha 86% em comum com o 737NG comercial, proporcionando enormes economias de escala na cadeia de suprimentos em produção e suporte.

O P-8 tem duas variantes: o P-8I, pilotado pela Marinha da Índia, e o P-8A Poseidon, pilotado pela Marinha dos Estados Unidos, pela Força Aérea Real Australiana e pela Força Aérea Real do Reino Unido. A RAAF adquiriu a aeronave Boeing por meio do processo de Vendas Militares Estrangeiras e receberá uma variante projetada e produzida para a Marinha dos Estados Unidos chamada P-8A Poseidon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário