domingo, 4 de abril de 2021

ENAV e Leonardo: Primeiros procedimentos de navegação por satélite para helicópteros


A ENAV e a Leonardo testaram e validaram o procedimento PBN (Performance Based Navigation) para a rota Foggia - Tremiti S. Domino Island na região da Apúlia (sul da Itália). Isso foi realizado com um helicóptero AW169 operado pela Alidaunia, uma empresa que presta serviços de transporte de e para as Ilhas Tremiti, bem como missões de serviço médico de emergência que apoiam a comunidade local relevante.

Os procedimentos PBN, realizados por meio de navegação por satélite avançada e aviônica de aeronaves, contribuem significativamente para a otimização do espaço aéreo, proporcionando maior segurança da operação de voo graças à maior precisão e exatidão de navegação, aproximação e aterrissagem, um facilitador fundamental, especialmente em certas condições meteorológicas. O PBN é combinado ou substitui os sistemas de radionavegação mais tradicionais baseados em terra.

Além disso, os procedimentos do PBN garantem a redução de emissões poluentes e de ruído por meio de rotas dedicadas e menor consumo de combustível. Transporte de passageiros, atendimento médico de emergência e resgate, operações de socorro em desastres, vigilância e combate a incêndio estão entre as principais aplicações que podem se beneficiar dessa tecnologia, em todas as condições climáticas, dia e noite. Sua adoção e implementação aumentam significativamente a segurança de vôo, a proteção do meio ambiente, a flexibilidade do serviço público, a capacidade de resposta e a eficácia e a eficiência do transporte aéreo.



A rota Foggia - Tremiti S. Domino Island é a primeira de uma rede que está sendo desenvolvida localmente para apoiar as operações de helicópteros da rede regional de heliporto chamada Rete Eliportuale Puglia. Os procedimentos validados com sucesso, utilizando um helicóptero Leonardo AW169 de última geração, são o resultado de uma colaboração entre a Alidaunia e a EGSA (European Global Navigation Satellite Systems Agency) no âmbito do projeto PHAR (PBN para Hems na Região da Apúlia).

Os procedimentos serão caracterizados pela alta precisão atrelada ao uso de requisitos especiais de navegação que permitirão vôo seguro mesmo em baixa altitude, reduzindo emissões poluentes e ruídos, integrando operações de helicópteros e aeronaves, com uso otimizado do espaço aéreo.

A ENAV, fornecedora italiana de serviços de navegação aérea, tem estado na vanguarda do projeto de procedimentos PBN para aeronaves de asa fixa e rotativa por anos. Leonardo, uma empresa líder na área aeroespacial, defesa e segurança, produzindo helicópteros de última geração equipados com aviônicos de última geração e recursos avançados de navegação por satélite, como o AW169, é um dos poucos fabricantes no mundo hoje capaz para codificar e produzir bancos de dados de navegação PBN.

A Alidaunia, sempre na vanguarda no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, obtém importantes benefícios operacionais no desenvolvimento de rotas PBN garantindo vantagens significativas em termos de operação H24 e em condições meteorológicas marginais.

A atividade de demonstração na Apúlia é a primeira realizada desde a assinatura da Carta de Intenções entre a ENAV e o Leonardo anunciada em outubro de 2020, que visa oferecer aos operadores de helicópteros, em Itália e no estrangeiro, produtos e serviços no domínio da navegação avançada por instrumentos, ao mesmo tempo contribuindo também para a modernização das infraestruturas relevantes. Estas capacidades, proporcionadas através da colaboração entre dois grandes players da área aeronáutica, permitem agora o desenvolvimento e utilização de procedimentos de acordo com os modernos requisitos da Performance Based Navigation para suportar as diferentes fases dos voos, aumentando a segurança e eficácia operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário