sexta-feira, 21 de maio de 2021

Mais dois H160 para a Marinha Francesa


A Direção Geral de Armamento (DGA) da França confirmou uma opção para a Airbus Helicopters, Babcock e Safran Helicopter Engines por mais dois H160s para a Marinha Francesa. Essas aeronaves vão se juntar à frota de quatro H160s já contratados em 2020, sendo que o primeiro deles está sendo montado pela Airbus Helicopters em Marignane, no sul da França. Os seis H160s serão entregues em uma configuração de Busca e Resgate (SAR) e começarão a operar gradualmente a partir de maio de 2022 da estação aérea naval Lanveoc-Poulmic (Bretanha), aeroporto de Cherbourg (Normandia) e estação aérea naval Hyères (Provença). Aguardando as entregas do H160M “Guépard” no âmbito do programa French Joint Light Helicopter (Hélicoptère Interarmées Léger: HIL), esses H160s assumirão as missões SAR atualmente conduzidas pelos NH90s e Panthers.

O feedback operacional da Marinha Francesa com esses H160s beneficiará o projeto da versão militar da aeronave e seu sistema de suporte associado.

Os H160s foram encomendados pela Babcock em 2018 e serão mantidos e equipados em parceria com a Airbus Helicopters e Safran Helicopters Engines, garantindo o mais alto nível de disponibilidade para a Marinha Francesa e a continuidade das operações SAR nas costas do Atlântico e Mediterrâneo. Construídos pela Airbus Helicopters, os seis H160s serão equipados com um guincho e uma cabine modular que pode ser otimizada para cada missão. Os H160s serão certificados para uso de óculos de visão noturna, que são necessários para operações de guincho à noite.

Os seis H160s serão modificados em uma configuração militar leve pela Babcock, um provedor de serviços de engenharia complexos e críticos para governos, para atender às necessidades da Marinha francesa. Babcock integrará o sistema eletro-óptico de nova geração da Safran Electronics & Defense, Euroflir 410.

O H160, como aeronave bimotor médio de próxima geração, movido por motores Arrano, é modular por design para atender a missões que vão desde transporte offshore, aviação privada e executiva, serviços médicos de emergência e serviços públicos.

169 H160Ms, “Guépard”, estão previstos no quadro do programa HIL para substituir cinco tipos de helicópteros em serviço pelas forças armadas francesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário