domingo, 16 de maio de 2021

Rostec apresentará Ka-32A11M modernizado na MAKS


A Russian Helicopters (parte da Rostec State Corporation) apresentará um helicóptero de combate a incêndio Ka-32A11M modernizado no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS-2021, realizado em Zhukovsky, perto de Moscou, em julho.

O programa de modernização do Ka-32 inclui um glass cockpit com sistema aviônico, motores VK-2500PS-02 mais potentes e um novo sistema de extinção de incêndio.

“O Ka-32 é reconhecido em todo o mundo como um dos melhores helicópteros para o trabalho de combate a incêndios. No entanto, mesmo os melhores modelos precisam de uma modernização oportuna. Conseguimos preservar o excelente desempenho de voo do modelo, complementando-o com aviônicos modernos e um novo, mais eficiente e multifuncional sistema de extinção de incêndio. Um protótipo do Ka-32A11M estará presente no show aéreo MAKS-2021 e estamos planejando começar a fornecer a aeronave já no próximo ano ”, frisou o Diretor Geral da Russian Helicopters, Andrey Boginsky .

As soluções técnicas utilizadas no novo cockpit de vidro do Ka-32A11M já foram testadas nos helicópteros polivalentes civis Ansat e Mi-38 e vão facilitar o trabalho com equipamentos adicionais de navegação, optoeletrônicos e de busca que podem ser instalados no helicóptero. Os pilotos também poderão usar óculos de visão noturna.

Com os novos motores VK-2500PS-02, o helicóptero terá um desempenho significativamente melhor em ambientes quentes e montanhosos. De acordo com os cálculos do projeto, sua capacidade de carga nessas condições aumentará em 1600 kg.

O novo sistema de extinção de incêndio SP-32, desenvolvido por especialistas do Centro Nacional de Helicópteros Мil & Kamov e KAPE, recebeu uma série de vantagens significativas em relação às contrapartes estrangeiras. O novo tanque tem capacidade para 4 toneladas de água e é dividido em 4 compartimentos. O sistema patenteado de descarga controlada digitalmente permite que as abas sejam abertas aos pares ou alternadamente, e ajuste os ângulos de abertura, aumentando assim o tempo de descarga da água.

A automação do sistema permite levar com precisão 4 toneladas de água em 60 segundos, bem como adicionar até 400 litros de agente espumador. Também foi adaptado para usar um canhão de água. Além disso, todos os sistemas SP-32 são aquecidos eletricamente, o que permite que sejam usados ​​em condições de inverno sem precedentes em temperaturas de até -20 graus Celsius.

“O design coaxial do Ka-32 tem uma série de vantagens sérias. Acima de tudo, ele fornece um modo de flutuação estável e excelente estabilidade de vento cruzado. Devido à ausência de rotor de cauda, ​​as dimensões do helicóptero são reduzidas, o que o torna mais manobrável. Na Suíça, o Ka-32 é usado como guindaste aéreo nas montanhas. Equipar o helicóptero com motores novos e mais potentes irá beneficiá-lo, melhorando o desempenho de voo em altitudes acima de 2.000 metros do nível do mar ", disse o engenheiro responsável pelo projeto Kamov da HeliSwiss International AG Emil Hristov.

A produção em série das máquinas Ka-32 é realizada pela JSC Kumertau Aviation Production Enterprise (KAPE). Atualmente, já foram construídas mais de 240 máquinas, operadas em mais de 30 países em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário