quinta-feira, 23 de setembro de 2021

LATAM Airlines atualizará mais de 200 aeronaves da Família A320 com a função de otimização do perfil de descida da Airbus, que economiza combustível

A LATAM Airlines deverá atualizar sua frota da Família A320 com a função "Otimização do Perfil de Descida" (DPO - Descent Profile Optimisation) da Airbus - um aprimoramento de economia de combustível para o banco de dados de desempenho do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS - Flight Management System) a bordo da aeronave. Esta atualização será realizada em mais de 200 aeronaves de sua frota da Família A320, tornando-se a maior frota Airbus equipada com esta solução de economia de combustível.

Todos os kits de equipamento necessários para a instalação do software de desempenho DPO na frota da Família A320 da LATAM começarão a ser entregues a partir do final de 2021 até o início de 2022.

A função DPO permite que a aeronave desça da altitude de cruzeiro utilizando apenas o impulso do motor em marcha lenta, o que reduz o consumo de combustível, trazendo reduções proporcionais de CO² e NOx (emissões de óxido de nitrogênio). Para melhorar ainda mais a redução de combustível, o DPO maximiza o tempo gasto no nível de cruzeiro eficiente - ao não iniciar a descida muito cedo - e, consequentemente, minimiza a quantidade de tempo gasto em um estágio ineficiente de "nivelamento" na parte inferior da descida - quando os motores da aeronave geram impulso para manter o voo nivelado em ar denso antes da aproximação final da aterrissagem.

A otimização da trajetória de voo da aeronave é um dos fatores-chave para melhorar ainda mais a eficácia em cooperação com o Controle de Tráfego Aéreo. Ao otimizar as trajetórias de descida de suas aeronaves e reduzir o fluxo de combustível para os motores - a partir do menor impulso "ocioso" durante a fase de descida - graças à função DPO, a LATAM Airlines terá mais de 100 toneladas de economia de combustível ao ano por aeronave em sua rede, incluindo aeroportos limitados como Lima, Santiago e São Paulo. Isto reduzirá as emissões de CO2 em mais de 300 toneladas anuais por aeronave, representando uma contribuição significativa para operações de voo mais sustentáveis com 60.000 toneladas de CO2 a cada ano para toda a frota da Família A320 da LATAM Airlines.

O DPO é uma das várias soluções de otimização de operações de voo oferecidas pela Airbus e sua subsidiária de serviços de operações de voo, a Navblue. Juntamente com uma melhor gestão do tráfego aéreo, tais soluções de economia de combustível permitem que os operadores iniciem agora a descarbonização da aviação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário