segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Marinha dos EUA e Boeing conduzem a primeira missão de reabastecimento MQ-25 com F-35C


A Marinha dos EUA e a Boeing usaram o recurso de teste MQ-25 TM T1 para reabastecer um jato de combate F-35C Lightning II da Marinha dos EUA pela primeira vez, mais uma vez demonstrando os capacidade de cumprir sua missão principal de reabastecimento aéreo.

Esta foi a terceira missão de reabastecimento para o ativo de teste de propriedade da Boeing em pouco mais de três meses, avançando o programa de teste para a primeira aeronave não tripulada baseada em porta-aviões operacional da Marinha. T1 reabasteceu um F/A-18 Super Hornet em junho e um E-2D Hawkeye em agosto.

“Cada voo de teste com outra aeronave Tipo / Modelo / Série nos deixa um passo mais perto de entregar rapidamente um MQ-25 totalmente capaz de missão para a frota”, disse o capitão Chad Reed, gerente do programa de aviação de transportadora não tripulada da Marinha. “A capacidade incomparável de reabastecimento do Stingray vai aumentar a projeção de poder da Marinha e fornecer flexibilidade operacional aos comandantes do Carrier Strike Group.”

Durante um voo de teste em 13 de setembro, um piloto de teste F-35C do Esquadrão de Avaliação e Teste Aéreo Dois Três (VX-23) da Marinha conduziu uma pesquisa de esteira bem-sucedida atrás do T1 para garantir o desempenho e estabilidade antes de fazer contato com o drogue de reabastecimento aéreo do T1 e recebendo combustível.

“Este voo foi mais uma demonstração física da maturidade e estabilidade do projeto da aeronave MQ-25”, disse Dave Bujold, diretor do programa MQ-25 da Boeing. “Graças a esta última missão em nosso programa de teste acelerado, estamos confiantes de que a aeronave MQ-25 que estamos construindo agora atenderá ao principal requisito da Marinha - entregar combustível com segurança para a asa aérea do porta-aviões.”

O programa de teste de vôo T1 começou em setembro de 2019 com o primeiro voo da aeronave. Nos dois anos seguintes, o programa de testes completou mais de 120 horas de voo - coletando dados sobre tudo, desde o desempenho da aeronave até a dinâmica de propulsão e cargas estruturais e testes de flutter para resistência e estabilidade.

O MQ-25 está se beneficiando dos dois anos de dados de teste de voo iniciais, que foram integrados de volta em seus modelos digitais para fortalecer a linha digital que conecta o projeto da aeronave à produção para testar as operações e sustentação. A Boeing está atualmente fabricando as duas primeiras aeronaves de teste MQ-25.

O T1 será usado para conduzir uma demonstração de manuseio do convés a bordo de um porta-aviões da Marinha dos EUA nos próximos meses para ajudar no progresso da integração do porta-aviões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário