terça-feira, 23 de novembro de 2021

Boeing entrega o primeiro P-8A Poseidon à Noruega


A Norwegian Defense Materiel Agency (NDMA) recebeu o primeiro de cinco Boeing P-8A Poseidon de patrulha marítima que será operado pela Royal Norwegian Air Force (RNoAF).

“A Noruega é responsável por grandes áreas marítimas em uma parte estrategicamente importante do mundo, e o novo P-8A Poseidon representará uma tremenda melhoria em nossa capacidade de proteger nossa soberania e compreender os desenvolvimentos nessas áreas. A entrega de hoje do nosso primeiro P-8A é um marco importante na modernização da capacidade da aeronave de patrulha marítima da Noruega ”, disse Mette Sørfonden, diretora geral da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa. “Estou muito satisfeito que o NDMA em breve será capaz de fornecer às Forças Armadas norueguesas uma geração totalmente nova de aeronaves que desempenharão um papel importante na preservação de nossa segurança nacional por muitos anos.”

O primeiro avião P-8A da Noruega, chamado Vingtor, foi entregue ao NDMA durante uma cerimônia no Museu do Voo em Seattle, Washington. O marco ocorre quatro anos após o NDMA ter firmado um acordo com a Marinha dos Estados Unidos para o P-8A, e dois anos antes de a nova aeronave começar a assumir funções de patrulha marítima no extremo norte da Noruega.

“Estamos honrados em fornecer esta capacidade incomparável de patrulha marítima multimissão para a Noruega”, disse Stu Voboril, vice-presidente e gerente de programa de Programas P-8. “A Noruega se junta a outros sete clientes globais que escolheram ou já operam o P-8 e se beneficiam muito de sua vigilância marítima de longo alcance e capacidades de guerra anti-submarina. Esperamos aprimorar nossa parceria contínua e duradoura com a Marinha dos Estados Unidos e a Força Aérea Real Norueguesa, e apoiar as necessidades de manutenção e treinamento da futura frota. ”

As quatro aeronaves restantes da Noruega estão todas em estágios avançados de produção e serão entregues ao NDMA em 2022. Os cinco P-8As substituirão a atual frota do RNoAF de seis P-3 Orions e dois DA-20 Jet Falcons e serão operados pela Esquadrão 333 na Estação Aérea Evenes.

As empresas norueguesas Nammo, Kongsberg Defense & Aerospace, Andoya Space e Berget atualmente têm acordos com a Boeing que fazem parte de um plano de cooperação industrial personalizado relacionado à aquisição de cinco aeronaves P-8A pela Noruega. A Boeing continua a trabalhar com a NDMA e a indústria norueguesa para expandir esse plano e apoiar o crescimento econômico em toda a Noruega.

A entrega para a Noruega também marca o 142 º aeronaves P-8 entregues a clientes globais, incluindo a Marinha dos EUA, a Força Aérea Australiana Real, a Marinha indiana e da Força Aérea Real do Reino Unido. As primeiras entregas para a Nova Zelândia, Coreia e Alemanha ocorrerão em 2022, 2023 e 2024, respectivamente.

Até o momento, a frota operacional global de P-8 acumulou mais de 400.000 horas de voo sem acidentes. O P-8 é uma aeronave de longo alcance para guerra anti-submarino, guerra anti-superfície, inteligência, vigilância e reconhecimento, capaz de realizar operações em áreas amplas, marítimas e litorâneas. Além disso, o P-8 realiza missões humanitárias e de busca e resgate em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário