quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

França encomenda o H160M para seu programa Joint Light Helicopter


A Direção-Geral do Armamento (DGA) francesa assinou um contrato com a Airbus Helicopters para o desenvolvimento e aquisição do H160M no âmbito do programa Light Joint Helicopter (HIL). O contrato inclui o desenvolvimento de vários protótipos e a entrega de um primeiro lote de 30 aeronaves (21 para o Exército, 8 para a Marinha e um para a Aeronáutica). O Ministério das Forças Armadas da França planeja encomendar um total de 169 helicópteros H160M, ou Guépard, como será conhecido nas Forças Armadas francesas. As entregas começarão em 2027, começando com o exército francês.

“O Guépard é o resultado de dez anos de estreita cooperação com a DGA e as Forças Armadas francesas”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O H160M trará novos recursos para as forças armadas ao ser adaptado à guerra moderna, graças à sua maior conectividade, capacidade de manobra, baixa pegada acústica e um sistema de suporte totalmente integrado. Ter as Forças Armadas francesas, uma referência mundial, como nosso cliente lançador do H160M é extremamente valioso. ”

O primeiro de uma nova geração de helicópteros, o H160M é derivado do H160 certificado pela EASA. Ele se beneficia de um baixo custo de operação e segurança de voo otimizada. O H160 foi projetado para ser um helicóptero modular, permitindo que sua versão militar, com uma única plataforma, execute missões que vão desde infiltração de comando até interceptação aérea, suporte de fogo e guerra anti-navio, a fim de atender às necessidades do exército, o Marinha e Força Aérea. Para garantir um alto nível de disponibilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais, as necessidades de suporte e serviços do H160M foram levadas em consideração desde o início da fase de design. Inovador e simplificado, o suporte do H160M é baseado na exploração de dados por meio de análises.

A Airbus Helicopters garantirá um alto nível de disponibilidade por meio de um contrato de manutenção inovador. A Airbus Helicopters se compromete com um gerenciamento inovador de manutenção e disponibilidade de aeronaves por meio de uma organização dedicada que provou ser bem-sucedida. Esta organização foi introduzida com o contrato de suporte global assinado em 2020 para a frota francesa Cougar e Caracal e levou a um aumento significativo na disponibilidade de aeronaves.

Testes conduzidos no deserto marroquino em julho de 2021 demonstraram a eficiência do sistema de filtragem de barreira de entrada do H160 na proteção dos motores Safran Arrano contra a ingestão de areia. Os testes no deserto também demonstraram a eficiência do sistema de controle automático de vôo durante as operações de decolagem e pouso com visibilidade limitada devido às nuvens de areia. O H160M estará pronto para operar nas condições mais adversas.

A versão militar do H160 será mais discreta do que os helicópteros anteriores com uma assinatura acústica reduzida possibilitada pelas hélices Blue Edge. A estabilidade, capacidade de manobra e um sistema de controle de vôo automático do H160 serão recursos essenciais para a versão militar. O H160M será equipado com o sistema de armas HForce da Airbus Helicopters, uma solução modular e incremental que permite o uso de uma grande variedade de armas. O equipamento também incluirá um guindaste e um braço de corda rápida.

O H160M Guépard será equipado com o sistema eletro-óptico Safran Euroflir 410, o conjunto de aviônicos da cabine Thales FlytX e o radar AirMaster C. Os pilotos poderão usar o visor e visão montados no capacete Thales TopOwl. O Guépard também carregará um pacote de autoproteção, um sistema de comunicação por satélite e um sistema de link de dados tático. O pacote de armas incluirá o míssil anti-navio MBDA ANL, canhões montados em cápsulas e montados em portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário