terça-feira, 28 de dezembro de 2021

MC-21-300 com asa feita de compósitos russos fez seu primeiro voo


No dia 25 de dezembro a aeronave MC-21-300, cuja asa é feita de materiais compostos de polímero de fabricação russa, fez seu primeiro voo. O avião decolou do campo de aviação da Irkutsk Aviation Plant - uma filial da empresa Irkut (parte do UAC da State Corporation Rostec). O voo ocorreu como de costume.

O avião foi pilotado por uma tripulação composta pelo piloto de teste Roman Taskaev, e pelo piloto de teste Oleg Kononenko. “A missão de voo foi concluída na íntegra. Os sistemas da aeronave estavam operando normalmente ”, disse Roman Taskaev.

O MC-21-300 / 310 é uma aeronave de médio alcance de nova geração com capacidade de 163 a 211 passageiros. Sua principal característica é a asa composta.

“O primeiro voo de uma aeronave com asa feita de compósitos russos prova que fizemos tudo certo, o programa MC-21 está avançando de forma consistente e constante, apesar das sanções e da concorrência desleal. Este é o resultado do desenvolvimento das competências da indústria da aviação e das indústrias relacionadas e do apoio governamental sem precedentes. O montante total de fundos alocados pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia para a criação de materiais domésticos para a ala composta foi de 4,4 bilhões de rublos. A tecnologia introduzida para a produção da asa MC-21 apresenta uma série de vantagens. Ela, em comparação com a tecnologia tradicional de autoclave, permite aumentar a produtividade, reduzir custos e custos de mão de obra e fornecer a capacidade de formar peças grandes. Até o momento, uma asa composta foi fabricada para duas aeronaves, o terceiro conjunto está sendo fabricado. Planejamos receber alterações no certificado de tipo em relação à asa composta feita de materiais russos no segundo semestre de 2022 ”, disse Denis Manturov, Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa.

Os materiais domésticos para estruturas de asas compostas de energia foram desenvolvidos com a participação de cientistas da Universidade Estadual de Moscou e da Rosatom, especialistas da indústria de aviação. Os testes de qualificação dos materiais comprovaram sua conformidade com os requisitos de projeto da aeronave MC-21. Os consoles de asa e a seção central da aeronave MC-21-300 são fabricados na empresa AeroComposite-Ulyanovsk. Na produção da asa, é utilizada a tecnologia de infusão a vácuo, que é patenteada na Rússia.

“A participação dos compostos no projeto do MC-21 é de cerca de 40%, um número recorde para aeronaves de médio curso. O uso de materiais compostos duráveis ​​e leves tornou possível criar uma asa com características aerodinâmicas únicas inatingíveis para uma asa de metal. A aerodinâmica aprimorada permitiu aumentar a largura da fuselagem do MC-21 e expandir a cabine, o que traz novas vantagens em termos de conforto dos passageiros. Esta é a primeira aeronave de médio curso no mundo onde tais soluções foram aplicadas ”, disse o chefe de Rostec Sergey Chemezov.

O MC-21 é voltado para o segmento mais massivo do mercado de transporte de passageiros na Rússia e no mundo. No momento, a certificação da aeronave MC-21-300 está quase concluída e o início da entrega para a empresa aérea está previsto para 2022. Ao mesmo tempo, a aeronave MC-21-310 com o novo motor russo PD-14 está passando por testes de voo.

“Além das três aeronaves na oficina de montagem final, mais três MC-21-300 estão em diferentes estágios de produção. Todos eles receberão uma asa feita de compósitos russos. No âmbito do programa MC-21, um grande passo foi dado no desenvolvimento da cooperação entre fábricas de aeronaves na Rússia. Na estrutura da UAC, foram criados centros de competência, especializados na produção de unidades individuais. Assim, a Aviastar produz painéis de fuselagem e unidade de cauda MC-21, Voronezh VASO - postes de motor e carenagens de trem de pouso. "AeroComposite-Ulyanovsk" produz a caixa da asa, "KAPO-Composite" - a mecanização da asa. Esses centros estão envolvidos em projetos promissores na indústria aeronáutica russa ”, disse o diretor geral da UAC, Yuri Slyusar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário