quinta-feira, 23 de junho de 2022

Espanha encomenda 20 jatos Eurofighter sob contrato histórico para modernizar sua frota de aviões de combate


A NATO Eurofighter and Tornado Management Agency (NETMA) assinou um contrato histórico para a aquisição de 20 jatos Eurofighter de última geração. Conhecido como programa Halcon, o pedido abrangerá a entrega de uma frota de caças equipados com radar E-Scan (Electronically Scanned) composto por 16 monopostos e 4 bipostos para substituir a frota de F-18 operada pela companhia aérea espanhola Força nas Ilhas Canárias.

Este contrato fará com que a frota espanhola de Eurofighters cresça para 90 aeronaves. Com a primeira entrega prevista para 2026, essas novas aeronaves irão aprimorar e posicionar a frota de caças da Força Aérea Espanhola entre seus aliados da OTAN com o caça mais moderno desenvolvido na Europa, além de garantir a atividade industrial até 2030.

“Este pedido adicional reforça o compromisso da Espanha não apenas com o Eurofighter, mas também com seu desenvolvimento e ambiente industrial. Gostaria de agradecer ao cliente por sua posição firme em relação à defesa europeia no momento em que ela é mais necessária”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.

A aquisição, avaliada em 2,043 bilhões de euros, foi aprovada pelo Conselho de Ministros da Espanha em 14 de dezembro de 2021 e inclui a aeronave, motores, simulador e os serviços de suporte necessários.

Em serviço com a Espanha desde 2003, a força aérea do país opera o Eurofighter a partir das bases aéreas de Morón (11ª Ala) e Albacete (14ª Ala), protegendo o território espanhol e desempenhando um papel fundamental no coração da OTAN em diferentes missões de Policiamento Aéreo em no Báltico e, mais recentemente, no Mar Negro. Com a chegada destas novas aeronaves, a Espanha vai equipar também uma terceira base com jatos Eurofighter, nomeadamente Gando nas Ilhas Canárias, que alberga a 46ª Ala.

O Eurofighter espanhol é montado, testado e entregue no site da Airbus Getafe (Espanha) e sua pegada industrial se traduz em mais de 20.000 empregos diretos e indiretos somente na Espanha. As principais empresas nacionais de defesa e tecnologia estão envolvidas no processo de fabricação. A Airbus também está trabalhando no Getafe em coordenação com o Centro de Armamento e Logística Experimental (CLAEX) da Força Aérea Espanhola para fazer várias modificações, como a implementação do novo pacote de software CM02+ para os Eurofighters Tranche 1 .Uma grande melhoria tática oferecida por este software é a nova capacidade de direcionamento automático de armas ar-superfície após a integração do pod de direcionamento Litening-III. Outras capacidades ar-ar e ar-superfície também foram introduzidas, juntamente com melhorias nos sistemas de comunicação.

O Eurofighter é o maior programa de defesa da Europa, envolvendo as quatro principais nações do Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália. Além das suas capacidades tecnológicas, assegura mais de 100.000 empregos na Europa. Até o momento, o programa Eurofighter registrou 681 pedidos de aeronaves para 9 nações ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário