domingo, 11 de setembro de 2022
NH90 finlandês prova seu valor durante exercícios conjuntos militares internacionais
As apostas eram altas neste verão para as forças armadas finlandesas e seus NH90s quando o Exército Britânico e os meios aéreos e terrestres da Marinha e do Exército dos EUA apareceram para realizar a maior operação de teste de helicóptero já realizada na Finlândia. O exercício, codinome “Vigilant Fox”, foi criado “para treinar a interoperabilidade e ver onde as forças armadas finlandesas estão no cenário internacional”, explicou o tenente-coronel Kimmo Nordberg, chefe da aviação do Exército no Comando do Exército finlandês. O Vigilant Fox consistiu em quatro dias de exercícios de alta prontidão no início de agosto de 2022, enquanto as forças armadas locais se preparavam para ingressar na OTAN no futuro próximo. Concentrou-se na interoperabilidade entre as forças aéreas e terrestres com missões ofensivas e defensivas configuradas. De acordo com o Exército Britânico, foi um exercício de teste crítico para preparar aliados para futuras operações conjuntas.
Os helicópteros desempenharam um papel fundamental nas operações com até 19 aeronaves no centro de vários cenários militares, incluindo assaltos de helicóptero e ataques de última hora. Dez NH90s finlandeses do regimento Utti Jaeger estavam envolvidos, bem como 750 tropas britânicas, americanas e finlandesas.
O NH90 à altura da tarefa
Vinte NH90s foram entregues à Finlândia entre 2008 e 2015. O primeiro destes helicópteros foi montado nas instalações da Airbus Helicopters em Marignane, os 19 helicópteros seguintes foram montados pelo Patria na Finlândia. O NH90 é visto como uma plataforma verdadeiramente multimissão: “a principal tarefa é o transporte de tropas e materiais, mas também realizamos missões de SOF (Forças Especiais), colocação tática de minas para a Marinha, CSAR (Combat Search and Rescue) para a Força Aérea , SAR (busca e salvamento) em apoio a outras
autoridades, apoio à polícia especial, MEDEVAC (Evacuação Médica) etc.” diz Nordberg. “O NH90 é um helicóptero muito capaz. Junto com a capacidade de transporte, é extremamente rápido e sua alta resistência significa que pode cobrir uma grande distância”, acrescentou.
Planejamento cuidadoso para o Vigilant Fox
O Vigilant Fox foi uma oportunidade única para as equipes finlandesas provarem seu valor - e o valor do NH90 - em exercícios realistas de grande escala. “O NH90 teve um desempenho muito bom. Tínhamos dez NH90s prontos para operação e funcionaram perfeitamente. As tropas foram entregues dentro do prazo”. O exercício culminou com os dez NH90 finlandeses voando juntos ao mesmo tempo. “Tomamos a decisão de apontar para esse número de helicópteros na primavera. O Batalhão de Helicópteros fez uma cuidadosa preparação quanto ao quanto voariam e com quais helicópteros e depois os ciclos de manutenção foram adaptados. Trata-se de um planejamento cuidadoso para manutenção e tarefas de voo - além de contar com o suporte da indústria para garantir que as peças de reposição necessárias estejam disponíveis”, explica Nordberg.
Um início promissor para futuras colaborações com o NH90
No final, os NH90 finlandeses provaram que estavam prontos para operações de alta intensidade: “Não eram apenas os NH90 que precisavam se provar - mas também as tripulações! Então nosso principal objetivo era treinar, planejar, liderar e executar essa operação de grande escala com 19 helicópteros ao mesmo tempo na mesma área. Se o NH90 se provou, isso significa que as tripulações também. Fizeram um excelente trabalho”. Uma boa aeronave e tripulações dedicadas? Definitivamente uma combinação vencedora para as forças armadas finlandesas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário