quarta-feira, 18 de outubro de 2023

ATR atinge marco importante para programa STOL com certificação de motor PW127XT-L pela Transport Canada


Por ocasião da Assembleia Geral da European Regions Airline Association, a Pratt & Whitney Canada e a ATR anunciaram a certificação do motor PW127XT-L pela Transport Canada. Esta variante de motor oferece maior desempenho para atender aos requisitos da futura versão de decolagem e pouso curto do ATR, o ATR 42-600S. Esta certificação é um marco fundamental no desenvolvimento do programa e um passo importante para aumentar a conectividade regional e a acessibilidade aos aeroportos em todo o mundo.

O ATR 42-600S reduzirá as distâncias de decolagem e pouso para apenas 800 metros em condições de voo padrão. Será capaz de aceder a 1.000 aeroportos em todo o mundo com pistas curtas, proporcionando às populações locais um acesso maior, mais rápido, mais confortável e com baixas emissões à economia global, aos cuidados de saúde, à educação e à cultura, criando ao mesmo tempo novas oportunidades de negócio para as companhias aéreas.

Edward Hoskin, vice-presidente de engenharia da Pratt & Whitney Canada, disse: “O PW127XT-L marca a 200ª certificação de tipo de motor alcançada pela Pratt & Whitney Canadá e oferece custos de manutenção 20% mais baixos, tempo de asa 40% melhorado e 3% melhor eficiência de combustível e redução de emissões de CO2, que caracterizam a série de motores PW127XT.”

“Esta certificação é um marco significativo para o programa ATR 42-600S, pois as modificações nos motores fazem parte das principais mudanças técnicas que estamos trazendo para a aeronave, além do leme e da aviônica, com enorme influência na decolagem. desempenho”, disse Daniel Cuchet, vice-presidente sênior de engenharia da ATR. “O PW127XT-L oferece a mesma turbomáquina que o PW127XT-M existente, e o Controle Eletrônico do Motor foi adaptado para oferecer melhor versatilidade e maior desempenho. Esta grande conquista é uma recompensa após muitos meses de trabalho árduo e colaboração constante entre as equipes da ATR e da Pratt & Whitney Canadá.”

A validação da modificação do motor pela EASA está prevista para antes do final do ano. A integração do motor modificado com os demais sistemas da aeronave se tornará o foco principal do ATR no futuro, visando a entrada em serviço em 2025.

A ATR já recebeu mais de 20 compromissos para o ATR 42-600S e vê muito potencial para esta variante de aeronave em diversas regiões do globo, incluindo a Europa, com Portugal, Grécia, Islândia, Itália e Noruega como principais áreas de interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário