sábado, 27 de janeiro de 2024

Daher manteve seu ritmo de entrega para as famílias de aeronaves TBM e Kodiak em 2023, com novas reservas estendendo a carteira até 2025


A Divisão de Aeronaves da Daher anunciou hoje as entregas de 74 aeronaves de suas linhas de produtos turboélice monomotores TBM e Kodiak em 2023, enquanto registra pedidos de outras 100 dessas aeronaves a serem entregues durante 2024 e no início de 2025. .

As entregas do ano passado foram lideradas por 56 aviões da família TBM, eficientes e muito rápidos, nas versões TBM 960 e TBM 910, juntamente com 18 Kodiak 100/Kodiak 900 fornecidos a clientes e operadores durante os 12 meses.

“Esses números refletem a estabilização do mercado à medida que continuamos a ver uma forte demanda por aeronaves TBM e Kodiak, embora persistam desafios que afetam nossa indústria – incluindo questões de emprego e cadeia de suprimentos”, comentou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher. “Tem havido esforços para resolver essas dificuldades e melhorar a situação. Estamos vendo os resultados de nossas soluções na área trabalhista por meio de treinamento interno e atração de novos talentos. Para a cadeia de fornecimento, a importância de entregar dentro do prazo nos permitirá continuar buscando oportunidades em um mercado forte.”

A maioria dos TBMs entregues em 2023 foram a versão top de linha do TBM 960, com a maior porcentagem voltando mais uma vez para o mercado norte-americano: 43 entregas foram nos EUA e duas no Canadá. Foram entregues três TBMs para clientes baseados na América Latina: um no Brasil, um no México e outro na Bolívia. A procura manteve-se estável na Europa, resultando em sete entregas: três para a Alemanha, duas para França e duas para o Reino Unido. Além disso, a Daher registou uma entrega para um novo cliente na Ásia Central.

As entregas do Kodiak da Daher em 2023 envolveram suas duas versões de produção: o Kodiak 100 Série III, que agora é oferecido com uma hélice composta de cinco pás como padrão (reduzindo o nível de ruído e melhorando o desempenho); e o maior e mais rápido Kodiak 900 que foi lançado em 2022. As 18 aeronaves Kodiak fornecidas no ano passado foram entregues a uma mistura de proprietários privados e operadores multimissão, sendo a América do Norte o mercado líder geral. Entre os novos clientes em 2023 estava a Divisão de Aviação do Serviço Florestal da Carolina do Norte.

Em 31 de dezembro de 2023, um total de 1.187 aeronaves TBM e 339 aeronaves Kodiak foram entregues a proprietários e operadores em todo o mundo, com a frota global acumulando quase três milhões de horas de voo. Eles são apoiados pelos recursos da rede de suporte global da Daher, que foi fundida em uma única entidade chamada TBM & Kodiak Care.

Sobre a Daher

Como fabricante de aeronaves, industrial, prestador de serviços industriais e logístico, a Daher tem hoje aproximadamente 12.000 funcionários, com um faturamento de 1,5 bilhão de euros. Com propriedade familiar, a Daher tem se concentrado na inovação desde a sua criação em 1863.

Com instalações em cerca de 20 países na Europa, América do Norte e Ásia, a Daher projeta e desenvolve soluções de valor agregado para seus clientes e parceiros aeronáuticos e industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário