sábado, 19 de abril de 2025

Lockheed Martin e Bulgária marcam a chegada do primeiro jato F-16 Block 70 da Bulgária


A Lockheed Martin e o Ministério da Defesa da Bulgária celebraram formalmente a chegada do primeiro F-16 Block 70 à Bulgária no dia 1 de abril, comemorando o início das operações do F-16 no país. Os caças F-16 Block 70 permitirão à Bulgária garantir a proteção de seu espaço aéreo e fortalecer a cooperação europeia em segurança entre os aliados.

A Bulgária encomendou um total de 16 caças F-16. Os primeiros oito serão entregues até o final de 2025.

Mike Shoemaker, vice-presidente e gerente geral do Integrated Fighter Group da Lockheed Martin, enfatizou durante a cerimônia: “Esta não é apenas uma celebração de uma nova aeronave para a Força Aérea Búlgara - representa uma nova era de segurança aprimorada, capacidades avançadas e parcerias fortalecidas na região.”

Shoemaker acrescentou: “A Lockheed Martin tem orgulho de servir como ponte entre os Estados Unidos e a Bulgária enquanto trabalhamos juntos para alcançar a paz por meio da força em todo o mundo.”

Os jatos F-16 Bloco 70 são equipados com o radar Northrop Grumman APG-83 AESA, aviônicos avançados, uma vida útil estrutural estendida de 12.000 horas e recursos de segurança essenciais, como o Sistema Automático de Prevenção de Colisões com o Solo (Auto GCAS). Desde sua integração à Força Aérea dos EUA no final de 2014, o Auto GCAS foi fundamental para salvar 13 pilotos em 12 incidentes com o F-16, exemplificando os padrões incomparáveis ​​de segurança e desempenho da aeronave.

Os novos F-16 da Bulgária se juntam a uma rede global de mais de 700 F-16 em operação na Europa atualmente e mais de 3.100 em operação ao redor do mundo. A Lockheed Martin tem uma carteira de pedidos de 114 jatos F-16 Bloco 70/72 para serem produzidos em Greenville, Carolina do Sul, com 26 jatos entregues até o momento para parceiros internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário