sexta-feira, 11 de julho de 2025

Qantas recebe seu primeiro Airbus A321XLR


A Qantas Airways da Austrália se torna a operadora de lançamento da Ásia-Pacífico do A321XLR de corredor único de última geração após a entrega de sua primeira aeronave da linha de montagem da Airbus em Finkenwerder, Hamburgo.

Refletindo a capacidade de longo alcance do A321XLR, a aeronave está voando das instalações da Airbus para Sydney, com apenas uma parada para descanso da tripulação em Bangkok.

Equipado com motores Pratt & Whitney GTF, o Qantas A321XLR apresenta um layout de duas classes, com 20 assentos na Classe Executiva e 177 na cabine principal. A Qantas operará inicialmente o A321XLR em voos domésticos na Austrália, com potencial para abrir novos voos em rotas secundárias para a Ásia.

No total, o Grupo Qantas encomendou 40 aeronaves A321XLR no âmbito do seu programa de modernização da frota, com 28 aeronaves alocadas à Qantas e 12 à subsidiária de baixo custo Jetstar. Estas aeronaves fazem parte dos pedidos pendentes da companhia aérea com a Airbus, que incluem 128 aeronaves de corredor único e 24 aeronaves widebodies A350-1000.

O A321XLR é o próximo passo evolutivo da Família A320neo, respondendo às necessidades do mercado por mais alcance e carga útil, criando ainda mais flexibilidade e valor para as companhias aéreas.

Em voos típicos, oferece o maior alcance entre todas as aeronaves de corredor único – até 4.700 milhas náuticas – e proporciona uma redução de 30% no consumo de combustível e nas emissões de carbono em comparação com aeronaves concorrentes da geração anterior. Até o momento, a Airbus já garantiu mais de 500 pedidos para este modelo.

Assim como todas as aeronaves da Airbus, a aeronave A321XLR já é capaz de operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). A Airbus tem como meta que suas aeronaves sejam capazes de voar com até 100% de SAF até 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário