sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

As aeronaves TBM e Kodiak da Daher continuaram sua expansão de mercado com entregas em 2025

As entregas, em 2025, dos aviões turboélice TBM e Kodiak da Daher representaram novas conquistas para esses programas e ampliaram ainda mais a base de clientes dessas duas linhas de produtos, incluindo proprietários privados, operadores e agências de serviço público.

Ao todo, a Daher Aircraft entregou 76 aeronaves ao longo do ano: 51 TBM 960 saíram da unidade de produção de Tarbes, no sudoeste da França, enquanto 25 Kodiak foram fornecidos a partir das instalações industriais da empresa nos EUA, em Sandpoint, Idaho, total que inclui tanto o Kodiak 100, modelo-base da linha, quanto a versão maior, o Kodiak 900.

“Nossas equipes permaneceram totalmente mobilizadas até os últimos dias de 2025, com uma prioridade clara: entregar para nossos clientes”, explicou Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft. “Esse empenho reforçou a capacidade da Daher Aircraft de manter o foco na execução e nos compromissos com os clientes, especialmente porque as condições foram evoluindo ao longo do ano.”

Entre os destaques de 2025, tivemos a 600ª entrega de uma aeronave da série TBM 900, consolidando essa categoria como a mais popular desde a entrada em serviço da família de aeronaves TBM, em 1990.

A atual versão topo de linha, o TBM 960, se beneficia da solução “digital power” da Daher, com um Sistema Eletrônico Digital de Controle do Motor e da Hélice (EPECS) de duplo canal, além das funções do TBM e-copilot®, com sistema de proteção contra gelo, monitoramento do envelope de voo e o sistema de autopouso de emergência HomeSafe™.

As entregas da Daher Aircraft em 2025 incluíram conquistas importantes no segmento multimissão, tanto para o TBM quanto para o Kodiak. O Grupo Conair, com sede no Canadá, recebeu seu segundo e terceiro TBM 960 como aeronaves “birddog” – controladores de voo avançados, destinadas a operações de apoio no combate a incêndios florestais. No exigente papel de “birddog”, os TBM 960 voam continuamente sobre o incêndio para monitorar a área afetada, avaliar riscos e definir a estratégia para os lançamentos de água/retardante pelas aeronaves-tanque. Durante a entrada em serviço na temporada de incêndios de 2025, os TBM 960 demonstraram capacidade e confiabilidade quando empregados pela Conair em missões de combate aéreo a incêndios na Colúmbia Britânica.

No geral, os principais mercados geográficos para as entregas do TBM continuaram sendo a América do Norte e a América do Sul, com mais de 75% do total destinado a essas regiões em 2025. A Europa respondeu por 23% do volume de 2025, com 12 aeronaves entregues.

Em 2025 as entregas de Kodiak pela Daher Aircraft voltaram a confirmar a forte demanda por essas aeronaves em operações multimissão, representando 30% do total do ano. A maior parte destinou-se a agências de segurança pública, com clientes recebendo Kodiak 100, incluindo a Polícia Estadual da Virginia, a Polícia Estadual de Nova York e o Departamento de Polícia de San Jose. Um Kodiak 900 foi entregue ao Departamento de Polícia do Condado de Maricopa, no estado do Arizona, enquanto a primeira versão Kodiak 900 voltada a operações de apoio ao combate a incêndios foi aceita pelo Departamento de Recursos Naturais de Montana.

O Kodiak 100 entrou em serviço em 2008 e atualmente é produzido pela Daher Aircraft na versão aprimorada Kodiak 100 Série III. O Kodiak 900, maior e mais rápido, foi lançado pela Daher em 2022.

A Daher Aircraft ampliou sua presença internacional em 2025 com a implantação de uma operação no Brasil, com base em São Paulo, representando um passo importante na estratégia de longo prazo para apoiar e expandir a presença das aeronaves TBM e Kodiak no Brasil e em toda a América Latina.

Em 31 de dezembro de 2025, um total de 1.294 TBM e 390 Kodiak havia sido entregue em todo o mundo, com a frota global acumulando aproximadamente três milhões de horas de voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário