domingo, 3 de setembro de 2017

Leonardo: apoio importante aos esforços de alívio dos desastres do furacão Harvey com produtos e tecnologia

Ao passo em que as comunidades ao longo da Costa do Golfo do Texas e Louisiana começam a se recuperar dos efeitos devastadores do furacão Harvey, uma série de produtos e tecnologias da Leonardo foram ativadas em apoio à recuperação de desastres, incluindo satélites, aeronaves e helicópteros. As imagens da constelação italiana de satélites COSMO-SkyMed foram usadas no Texas para monitorar os efeitos das chuvas e, especificamente, para controlar as inundações ao longo da costa.

A Leonardo, através da joint-venture eGEOS (Telespazio / ASI - Agência Espacial Italiana) - está fornecendo imagens, mapas e serviços de valor agregado com base em dados de satélite da constelação de radar COSMO-SkyMed.  A tecnologia do radar é particularmente útil para este tipo de aplicação, pois permite visibilidade à noite e através de nuvens. Isso não é possível para os satélites ópticos, pois eles não conseguem passar por nuvens grossas de furacões. O uso do COSMO-SkyMed para esse fim é uma demonstração adicional de excelência deste sistema feito na Itália, que já provou ser uma ajuda única na gestão desse tipo de emergências. A atividade conjunta do e-GEOS com startups inovadoras locais como URSA e Orbital Insight (focada no Data Analytics), destaca o uso multifuncional da informação extraída do COSMOSkyMed. O e-GEOS está usando o processador FLHOD combinado com a capacidade de análise de empresas especializadas locais que contribuem para a gestão da emergência do furacão Harvey. O programa COSMO-SkyMed é o resultado da colaboração entre a Agência Espacial Italiana e o Ministério da Defesa italiano, e é construído pela Leonardo através de suas joint ventures Thales Alenia Espaço e Telespazio. As operações do Sistema estão baseadas nos Centros Espaciais Italianos de Fucino e Matera e gerenciado pela Telespazio e e-GEOS.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos ativou o C-27J nos esforços de ajuda. O C-27J garante o transporte de tripulações, equipamentos e suprimentos médicos. A unidade está integrando 14 aeronaves em sua frota e várias unidades já estão operacionais em missões de patrulha contra atividades ilegais e para rápida reação em caso de catástrofes e desastres naturais. Uma solução ideal para tarefas de busca e salvamento graças à sua autonomia, robusto capacidades em cenários operacionais, velocidade e capacidade de carga, o C-27J foi usado para operações de apoio durante o furacão Sandy.

Voar visando esforços de ajuda nos desastres no Texas e Louisiana estão helicópteros AW139 baseados ao longo da costa do Golfo e eles continuarão a apoiar nos dias e semanas à frente. O AW139 é grande e versátil e a cabine pode ser configurada em uma variedade de layouts, com acomodação para a operação da estação FLIR, tratamento médico e requisitos de evacuação de acidentes para busca e resgate e transporte de paciente / passageiro. Capacidades maximizadas em condições climáticas adversas e resistência a longo alcance permitem aos AW139s realizar missões nas condições exigentes pós-furacão quando operações de outras aeronaves podem ser limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário