sábado, 27 de outubro de 2018

Gripen E realiza o primeiro lançamento de mísseis

O Gripen E concluiu com sucesso os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar e lançar cargas externas. Os testes foram realizados em outubro de 2018 no campo de testes em Vidsel, no norte da Suécia. Os testes, conduzidos pela primeira aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), compreenderam o alijamento de um tanque de combustível externo e o disparo de um míssil IRIS-T ar-ar.

“Para o piloto, voar com o tanque ejetável e mísseis é importante para avaliar como a aeronave se comporta com essas cargas anexadas. Este teste também foi utilizado para analisar o efeito que o caça sofre ao liberar e lançar essas cargas. O ponto alto, é claro, foi apertar o gatilho e ver o míssil ser disparado. Isso também nos deixa mais próximos da preparação da aeronave para seu uso operacional”, diz Marcus Wandt, Piloto de Teste Experimental do Gripen da Saab.

“Estou satisfeito em ver que o comportamento e desempenho da aeronave estão de acordo com as nossas expectativas, comprovando seu design inteligente e a engenharia de alta qualidade da Saab. O programa segue de acordo com o planejado e estamos fazendo um bom progresso para a entrega aos nossos clientes suecos e brasileiros ”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Saab Aeronautics.

Esses testes são os passos mais recentes do programa de ensaios em voo do Gripen E, os quais foram antecedidos pelos testes de carregamento, realizados em julho. Estes passos fazem parte do trabalho de integração de armamentos.

O Gripen E possui armamentos adequados para todos os tipos de missões, tais como ataques precisos de longa distância usando bombas planadoras guiadas, mísseis antinavio e de ataque profundo, além de mísseis ar-ar de longo alcance como o Meteor. O Gripen E também pode transportar pods e sensores para reconhecimento e missões especiais. Para dar às Forças Aéreas uma ampla escolha de capacidade operacional, o Gripen E foi projetado de forma a permitir a integração rápida de várias armas. Isso é possível graças à arquitetura aviônica flexível desse caça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário