domingo, 11 de abril de 2021

Rolls-Royce e Tecnam unem forças com a Widerøe para uma aeronave de passageiros totalmente elétrica disponível em 2026


A Rolls-Royce e a airframer Tecnam estão unindo forças com a Widerøe - a maior companhia aérea regional na Escandinávia, para entregar uma aeronave de passageiros totalmente elétrica para o mercado de passageiros, pronta para serviço de receita em 2026. O projeto expande o programa de pesquisa bem-sucedido entre Rolls- Royce e Widerøe sobre aviação sustentável e a parceria existente entre a Rolls-Royce e Tecnam para fornecer energia à aeronave P-Volt totalmente elétrica.

Stein Nilsen, presidente-executivo da Widerøe disse: “A extensa rede de aeroportos de decolagem e aterrissagem da Noruega é ideal para tecnologias de emissão zero. Esta aeronave mostra a rapidez com que novas tecnologias podem e serão desenvolvidas, e que estamos no caminho certo com nossa ambição de voar com emissões zero por volta de 2025 ”.

Rob Watson, Diretor - Rolls-Royce Electrical , disse: “A eletrificação nos ajudará a cumprir nossa ambição de permitir que os mercados em que operamos alcancem carbono zero líquido até 2050. Esta colaboração fortalece nossos relacionamentos existentes com Tecnam e Widerøe enquanto procuramos explorar o que é necessário para entregar uma aeronave de passageiros totalmente elétrica para o mercado de passageiros. Ele também demonstra as ambições da Rolls-Royce de ser o fornecedor líder de sistemas de energia e propulsão totalmente elétricos e híbridos em diversos mercados de aviação ”.

O programa procurará cobrir todos os elementos de desenvolvimento e entrega de uma aeronave de passageiros totalmente elétrica que poderia ser usada no mercado norueguês a partir de 2026. Devido à sua topografia, a Noruega faz uso extensivo da aviação para conectividade regional e tem uma ambição para todos os voos domésticos voos com emissões zero até 2040. A Rolls-Royce trará sua experiência em sistemas de propulsão e energia, a Tecnam fornecerá recursos de design, fabricação e certificação de aeronaves. A missão da Widerøe será garantir que todas as competências e requisitos de uma operadora de linha aérea estejam em vigor para a entrada em serviço em 2026.

Andreas Aks, diretor de estratégia da Widerøe , acrescentou: “Estamos muito entusiasmados com a oferta do cargo de operador de lançamento, mas também humildes quanto aos desafios de colocar em serviço a primeira aeronave de emissão zero do mundo. Nossa missão é ter todos os novos recursos, processos e procedimentos necessários para um operador de emissões zero, projetados e aprovados em paralelo com a aeronave sendo desenvolvida e certificada. ”

Fabio Russo, Chefe de P&D de Projetos e Desenvolvimento de Produtos, Tecnam , disse: “É incrível ver o interesse em torno do P-Volt, não apenas vindo de companhias aéreas regionais, mas também de empresas baseadas em mobilidade inteligente. Este último ano demonstrou a importância de promover conexões capilares entre pequenas comunidades, ao mesmo tempo em que se reduz o congestionamento dos principais hubs. O P-Volt, assim como o P2012 Traveler de hoje, se encaixará perfeitamente no escopo deste programa. Estamos honrados e satisfeitos em ver o nível de entusiasmo que Widerøe e nosso parceiro Rolls-Royce estão dedicando a este projeto. ”

A colaboração oferece uma oportunidade de desenvolver uma solução interessante para o mercado de aeronaves de transporte regional. Antes da pandemia, Widerøe oferecia cerca de 400 voos por dia usando uma rede de 44 aeroportos, onde 74% dos voos têm distâncias inferiores a 275 km. Os voos mais curtos duram entre sete e quinze minutos. O desenvolvimento de aeronaves totalmente elétricas permitirá que as pessoas se conectem de forma sustentável e atenderá à ambição de Wideroe de fazer seu primeiro voo totalmente elétrico até 2026. A aeronave P-Volt totalmente elétrica, baseada no Tecnam P2012 de 11 assentos A aeronave Traveller é ideal para decolagens e pousos curtos, bem como para rotas na costa norte e oeste da Noruega.

A Rolls-Royce e a Widerøe anunciaram um programa de pesquisa conjunto em 2019. O objetivo do programa era avaliar e desenvolver conceitos de aeronaves elétricas que atendessem à ambição norueguesa de ter a primeira aeronave eletrificada em voos regulares domésticos regulares até 2030 e redução de 80% das emissões em voos domésticos até 2040.

A Rolls-Royce também tem uma parceria estratégica existente com a Tecnam para desenvolver a aeronave Tecnam P2010 modificada com o sistema de propulsão H3PS*, o primeiro sistema de propulsão elétrico híbrido paralelo para a Aviação Geral iniciado junto com a Rotax em maio de 2018.

* O projeto H3PS recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 769392.

Nenhum comentário:

Postar um comentário