domingo, 1 de maio de 2022

Airbus apresentou o A220 no Brasil

No dia 12 de abril o A220 fez uma visita ao Brasil, com uma parada em São Paulo/Congonhas, no retorno de seu demo tour por vários países, inclusive com uma participação na FIDAE, no Chile. Neste caso tratou-se de uma aeronave A220-300 pertencente à companhia aérea SWISS.

Era uma visita aguardada há tempos, uma vez que havia sido programada anteriormente e foi cancelada devido à pandemia do Covid-19.

Durante esse tour a Airbus elencou as características da aeronave para a imprensa e companhias aéreas.

Trata-se de uma aeronave que se situa entre os grandes jatos de corredor  único e os jatos regionais, tendo sido encomendados 740, incluindo os modelos A220-100 e A220-300. A frota atual no mundo atende mais de 290 destinos e mais de 600 rotas.

Na frota da SWISS o A220 realiza a rota mais longa, ligando Genebra a Ponta Delgada, distantes 2.770 km e também a rota mais curta, entre Zürich e Stuttgart, separadas por apenas 146 km. Sua autonomia pode chegar a 3.450 milhas náuticas (aproximadamente 6.200 km).

  Esta aeronave em particular estava configurada em classe única, Econômica. A iluminação da cabine pode ser alterada para várias tonalidades, proporcionando uma diferente ambientação.


    Chamou a atenção o design das poltronas, conjunto "esbelto" e preservando o espaço e conforto, junto às amplas janelas


         Distância generosa entre as poltronas, principalmente quando junto à saída de emergência




                                 Bins generosos e não interferindo na arquitetura da cabine




Um detalhe interessante é a pequena tela na parte superior, junto aos comandos de ventilação e iluminação, fornecendo dados sobre o voo e outras informações


             O moderno cockpit, munido com "joystick" e  HUD (head up display) de apoio


Segue abaixo um infográfico da Airbus, com as principais características do A220:


(Fotos: João Tilki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário