segunda-feira, 27 de junho de 2022
Primeiro voo na história com combustível de aviação 100% sustentável em ambos os motores em uma aeronave comercial
No dia 21 de junho a fabricante de aeronaves regionais ATR, a companhia aérea sueca Braathens Regional Airlines e a fornecedora de combustível de aviação sustentável (SAF) Neste, fornecedora Neste, colaboraram para permitir o primeiro voo de teste 100% SAF em uma aeronave comercial. Quando usado de forma pura, o Neste MY Sustainable Aviation Fuel™ reduz as emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida em até 80%* em comparação com o uso de combustível de aviação fóssil.*.
Este voo de teste histórico ocorreu na Suécia e faz parte do processo de certificação 100% sustentável de combustível de aviação (SAF) de aeronaves ATR que começou em setembro de 2021 em cooperação com Braathens e Neste e deve ser concluído até 2025. Foi o mais recente em uma série de testes de solo e voo bem sucedidos no protótipo da aeronave ATR 72-600 realizados no início de 2022, incluindo voos com 100% SAF em um motor, e hoje foi a primeira vez que foi feito com 100% SAF em dois motores .
O CEO da ATR, Stefano Bortoli, disse: “Hoje é um dia histórico para a aviação. Após mais de um século de voos comerciais movidos a querosene, estamos no início de uma nova era. Nos últimos meses, realizamos uma série de voos bem-sucedidos com combustível sustentável em um motor. Decidimos agora que era hora de realizar o primeiro voo de teste com 100% SAF em ambos os motores. Isso nos ajuda a certificar nossas aeronaves para voar apenas com combustíveis sustentáveis mais rapidamente e permitir conexões mais sustentáveis como resultado. O voo representa um verdadeiro marco para toda a indústria da aviação, pois mostra que essa tecnologia funciona e pode ser prontamente adotada por muitos em nossa indústria para acelerar a transição para a aviação de baixa emissão”.
“A SAF desempenha um papel fundamental no alcance das metas de redução de emissões da aviação”, disse Jonathan Wood, vice-presidente da Neste Europa, Aviação Renovável. “Quando usado de forma pura, com 100% de concentração como neste voo de teste, o Neste MY Sustainable Aviation Fuel reduz as emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida em até 80%* em comparação com o uso de combustível de aviação fóssil e fornece adicionalmente não CO 2 benefícios através da redução significativa das emissões de partículas, entre outros. Como combustível drop-in, pode ser usado em motores de aeronaves existentes e é compatível com a infraestrutura atual de combustível do aeroporto. Voos de teste como este mostram que é possível voar com segurança em 100% SAF e ajudar a acelerar a adoção do SAF na aviação.”
Per G Braathen, presidente da Braathens Regional Airlines declarou: “Como uma companhia aérea doméstica sueca líder, nosso foco em sustentabilidade começou muito antes de qualquer outra companhia aérea, e esse marco é um dos principais pilares e representa uma inovação real para o setor. Provou que 100% SAF é a opção mais imediata e eficaz que temos para reduzir as emissões de CO2 e avançar mais rapidamente para uma indústria descarbonizada.”
Atingir esse marco também foi possível pela Swedavia, permitindo que o SAF fosse elevado para a aeronave ATR no aeroporto de Malmo e Pratt & Whitney, trabalhando em conjunto com ATR e Braathens nos preparativos deste voo marcante.
“Este marco afirma a oportunidade que a SAF representa no setor de aviação e é um indicativo do forte compromisso que a Pratt & Whitney fez para impulsionar uma aviação mais sustentável”, disse Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada. “Trabalhamos em estreita colaboração com a ATR e a Braathens para garantir o sucesso do teste de voo de hoje com 100% SAF”.
O voo de hoje é a prova de que acelerar a transição para zero emissões líquidas de carbono só pode ser alcançado quando todas as partes interessadas da aviação trabalharem em conjunto. É um marco não apenas para a Suécia, mas globalmente, mostrando que a tecnologia está disponível e traz benefícios significativos para a aviação, agora e no futuro.
O piloto chefe do ATR Cyril Cizabuiroz, Jean-Pierre Marre, co-piloto, e Pascal Daussin, mecânico de testes de voo, voaram a aeronave dos Braathens de Malmo, uma cidade costeira no sul da Suécia, para Bromma, perto de Estocolmo, que levou cerca de 1 hora e 20 minutos. Os resultados do voo de hoje serão analisados e divulgados posteriormente.
* Calculado com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (LCA), como a metodologia CORSIA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário