quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Lockheed Martin dá as boas-vindas ao México à frota de aeronaves C-130J Super Hercules


A Força Aérea Mexicana (FAM) anunciou recentemente a aquisição de seu primeiro avião de transporte tático C-130J-30 Super Hercules da Lockheed Martin, tornando o México o primeiro país da América Latina a operar o C-130J.

A aquisição do Super Hercules pela FAM foi a primeira de duas adjudicações de contratos internacionais para o C-130J a serem concluídas em 2025, sendo que o segundo novo cliente internacional ainda não foi divulgado. Ao escolher o C-130J-30 Super Hercules, o Hercules mais avançado já construído, o México junta-se a outras 24 nações e a uma frota global de mais de 560 C-130Js em operação atualmente.

Operadora de longa data do Hercules, a FAM está recapitalizando sua frota legada com o moderno C-130J-30 Super Hercules — uma decisão baseada em cinco décadas de desempenho operacional comprovado do C-130 e na interoperabilidade existente entre as nações.

As tripulações da FAM operarão o C-130J-30 Super Hercules — a versão alongada do C-130J que adiciona 4,5 metros de espaço de carga — marcando uma nova era moderna de capacidade de transporte aéreo tático para o México e a América Latina . Com maior potência, alcance, eficiência de combustível e espaço, o C-130J-30 fornece à FAM capacidades comprovadas e conhecidas, prontas para apoiar quaisquer requisitos de missão tática, aproveitando as décadas de experiência do México em voos, manutenção e logística do C-130.

Aproveitar o conhecimento que possuem da aeronave C-130 e da infraestrutura existente permite uma transição perfeita para o México , economizando um tempo significativo, ao mesmo tempo que garante a prontidão contínua da frota e uma modernização mais rápida por meio do acesso contínuo à rede global estabelecida da Lockheed Martin.

"Esta decisão histórica do México reflete a contínua confiança depositada no C-130J Super Hercules por operadores de todo o mundo", disse Trish Pagan , vice-presidente de Mobilidade Aérea e Missões Marítimas da Lockheed Martin. "Com seu novo C-130J-30, a capacidade de transporte aéreo tático da Força Aérea Mexicana oferecerá desempenho incomparável, confiabilidade excepcional e a versatilidade para executar todas as 20 missões para as quais o C-130J está certificado em todo o México , na América Latina e no mundo todo. O C-130J-30 foi realmente construído para entregar resultados e para durar."

Por mais de 50 anos, o C-130 Hércules tem desempenhado um papel vital na resposta do México a desastres naturais, operações militares e outras missões críticas. O C-130 é um poderoso símbolo do compromisso do México com a segurança e a cooperação regional, e sua operação contínua é uma prova da forte parceria entre a Lockheed Martin e a FAM (Força Aérea Mexicana).

A escolha do México ocorre em meio a um renovado interesse em capacidades de transporte aéreo multimissão na América Latina . O C-130J Super Hercules oferece aos operadores da FAM o que nenhuma outra aeronave de transporte tático pode: versatilidade multimissão certificada, desempenho operacional comprovado, presença global real, capacidades conhecidas e confiabilidade comprovada.

Sobre o C-130J Super Hercules

O C-130J Super Hercules é a mais recente geração do lendário C-130 Hercules. Construído com aviônicos avançados, maior alcance e velocidade, além de capacidade de sobrevivência aprimorada, o C-130J é certificado para 20 conjuntos de missões diferentes — incluindo lançamento aéreo, busca e salvamento, combate a incêndios, evacuação médica, ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), operações especiais, entre outras. É a única aeronave de transporte tático com uma frota global de mais de 560 aeronaves e continua a servir como a espinha dorsal da mobilidade aérea em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário