domingo, 27 de outubro de 2019

Programa de teste de voo concluído para o Sukhoi Superjet 100, destinado à avaliação do impacto do gelo sobre o desempenho da aeronave equipada com os sabrelets

No aeródromo situado em Zhukovsky, o programa de teste de voo do SSJ100 com as pontas das asas horizontais foi concluído com êxito. Dois SSJ100 com os números de série do fabricante 95032 e 95157 com as pontas das asas horizontais participaram do teste. Um deles tinha simuladores de gelo de formato especial na borda principal e na empenagem. De acordo com o programa de teste, foram realizados mais de 140 voos.

O programa de voo consistiu no exame do desempenho de decolagem e pouso, estabilidade e capacidade de gerenciamento, sistemas de controle de voo, luzes e VNAV. Foram realizados testes de força, voos para altas velocidades, ângulos críticos e gato. I, II, IIIa (decolagem-pouso) realizada e também nos modos de análise do consumo de combustível nas diferentes etapas do voo realizado.

A configuração do tipo sabre das pontas instaladas no Sukhoi Superjet 100 resultou de várias atividades de pesquisa, engenharia e experimentais realizadas pela Companhia de Aeronaves Civis de Sukhoi (subsidiária da UAC) com a assistência do Instituto Central de Aerohidrodinâmica (TsAGI). A geometria das extremidades foi determinada com a implementação de métodos inovadores de otimização 3D baseados em computação numérica chamada Computational Fluid Dynamics (CFD) - o know-how exclusivo da TsAGI usado na indústria da aviação russa, em particular no programa Sukhoi Superjet 100.

“Sukhoi Superjet 100 - está desenvolvendo um programa dinamicamente. A instalação dos sabrelets permite melhorar simultaneamente o desempenho de decolagem e pouso. Além disso, a eficácia do combustível melhorará. Os clientes poderão reduzir o consumo de combustível em nada menos que 4% ”, conforme observado pelo Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa Denis Manturov.

“A Sukhoi Civil Aircraft Company está consequentemente implementando o programa de melhoria Sukhoi Superjet 100, visando a expansão do mercado e o aumento do número de Clientes, o atual nível de satisfação dos Operadores e a manutenção do alto nível competitivo do produto. A instalação das pontas das asas, que faz parte do programa de aprimoramento, proporcionará aos operadores um corte de custos em até 10.000.000 de rublos por ano por um SSJ100 ”, sublinhou o diretor geral da Companhia de Aeronaves Civis de Sukhoi, Ravil Khakimov. A conclusão de um programa em larga escala de testes de solo e voo resultará na certificação do SSJ100 com as pontas horizontais - sabrelets e serão oferecidos como uma opção aos Clientes e Operadores.

A instalação das extremidades é possível não apenas para novas aeronaves, mas também para as aeronaves já entregues. Os kits Sabrelet são fabricados pelo fabricante de aeronaves Voronezh (VASO), que pertence à Divisão de Transporte da UAC. Os kits são feitos de materiais compostos modernos produzidos e certificados na Rússia e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário