quinta-feira, 15 de abril de 2010

Air National Guard apresenta novo radar do F-15



Durante cerimônia em Jacksonville, Flórida, ANG (Air National Guard) apresentou o novo radar APG-63(V)3 AESA que equipará seus F-15C. A cerimônia contou com a presença de representantes da USAF, ANG, Boeing e Raytheon.

O novo sistema de radar, Raytheon APG-63(V)3 AESA substitui os velhos dispositivos mecanicamente controlados utilizados atualmente na aeronave. A Boeing foi contratada para modernizar quatorze F-15 da ANG e outros dez da USAF.

O APG-63(V)3 combina toda a confiabilidade operacional do software instalado no APG-63(V)2 com a moderna antena APG-79, que é utilizado nos F/A-18 Super Hornet. A ANG afirma que a nova antena é 50 vezes mais confiável do que a antiga antena de varredura utilizada nos F-15.

"Quando o F-15 foi projetado o radar foi de classe mundial, o melhor no momento, mas sua tecnologia é da década de 1970", disse o major da USAF Dave Slaydon, chefe do F-15 Requirements for the Air National Guard. "É uma sistema de varredura mecânico, o que significa que ele tem um painel de radar como você vê nos filmes, com componentes hidráulicos que se movem o conjunto para trás e para frente."

"Com essa nova tecnologia é uma tela plana com um grupo de painéis pouco sobre ela e você pode dirigir o feixe eletronicamente cerca de radar", disse Slaydon.

Por ser um sistema eletrônico de controle do feixe de busca, ele proporciona uma série de vantagens, como um conjunto mais leve e menos propicio a falha. O que aumenta exponencialmente o índice de confiabilidade e disponibilidade do radar.



"Os radares (V) 3 AESA vão melhorar a percepção situacional dos pilotos de F-15, além de permitir maior precisão de tiro", disse Jim Means, diretor da Boeing Global Strike Systems. "O novo radar também aumenta a capacidade de encontrar e rastrear alvos pequenos a baixa altitude - capacidade que a ANG irá empregar na sua função de defesa do espaço aéreo americano."

A instalação do APG-63 (V) 3 é a mais recente modernização em uma série de atualizações planejadas que irão garantir a continuidade da supremacia dos F-15C/D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário