sexta-feira, 23 de abril de 2010

EADS oficializa sua participação no programa KC-X



A EADS North America anunciou oficialmente que vai participar da licitação para o programa de substituição dos aviões tanque da USAF. A empresa apresentará a proposta para o modelo KC-45 no dia 9 de julho e continua negociando com potenciais parceiros estratégicos norte-americanos, visando oferecer uma proposta competitiva.

O KC-45, a versão oferecida a USAF do A330 MRTT, atualmente é o único avião que atende a maior parte das exigências estabelecidas pela USAF, tendo sido previamente selecionado, em 2008, pelo DoD (Department of Defense), além de ter vencido as últimas cinco concorrências da qual participou ao redor do mundo.

“Vamos oferecer um avião tanque moderno e mais capaz em resposta aos incentivos do DoD para uma concorrência rentável para os contribuintes”, disse o presidente do Conselho de Administração da EADS North America, Ralph D. Crosby Jr. “O KC-45 é a solução de mais baixo risco em produção atualmente, e que vai ao encontro da necessidade de reabastecimento aéreo da USAF. Este fator é crítico por causa da nossa real capacidade adicional de combate”

A proposta da EADS North America contempla produzir o KC-45 em uma instalação construída em Móbile, Alabama. A EADS aproveita a terceirização mundial realizada pela Boeing para afirmar que poderá gerar até 10 mil empregos, para trabalhadores americanos, enquanto a Boeing hoje recorre a contratações em outros países. Entretanto, grande parte do A330 é produzido em países europeus, ou mesmo asiáticos. A EADS não especificou se construirá todos os aviões apenas com fornecedores americanos.

“O KC-45 oferece o que a USAF necessita atualmente: um moderno avião tanque de uso militar em produção, com possibilidade de entrega ainda este ano”, disse Sean O’Keefe, presidente executivo da EADS North America. “O KC-45 não oferece apenas o melhor valor e a melhor vantagem competitiva, mas também vai criar 10 mil empregos no país, ampliando a capacidade da indústria aeroespacial americana. Estamos negociando para ter perto de 200 fornecedores norte-americanos, alguns dos quais estão se unindo a nós por causa do anúncio”, afirmou O’Keefe.

O KC-45 além de contar com sistema fly-by-wire, dispõem de sistema de reabastecimento aéreo provido de controles elétricos de alta precisão, sendo o único a atender as especificações do programa KC-X sem exigir modificações profundas.

Até hoje 28 unidades do A330MRTT foram adquiridas por nações aliadas dos Estados Unidos, incluindo a Austrália, Reino Unido, Arábia Saudita e Emirados Árabes. A venda para os Estados Unidos trará uma produção jamais imaginada para o modelo, que provavelmente não chegará a 50 aviões caso não obtenha o contrato da USAF.

http://maps.google.com.br/maps?sll=30.688628,-88.240085&z=14&t=h&output=embed

Nenhum comentário:

Postar um comentário