segunda-feira, 12 de abril de 2010

Quarto protótipo do Sukhoi Superjet realiza 1º voo



O quarto Sukhoi Superjet 100, protótipo SN95005, decolou do aeroporto de Komsomolsk-on-Amur com destino a Zhukovsky, cidade onde a Sukhoi Civil Aircraft possui seu centro de testes. O novo avião se junta aos outros três atualmente envolvidos na campanha de certificação.

O exemplar será utilizado nos testes de validação de equipamentos de bordo, e de segurança a falhas nos sistemas, este último também realizado pelo terceiro protótipo.
Além disso, o avião também realizará os testes de proteção contra incêndio no tanque de combustível. O Superjet é o primeiro avião russo a contar com o sistema de combustível por inércia, onde sistema de proteção enche o tanque com nitrogênio conforme o combustível vai sendo consumido. Sua aplicação permite evitar incêndio e explosão dos vapores de combustível. Este sistema é obrigatório para homologação do avião pelas autoridades européias e americanas.

"Hoje toda a empresa está focada nas campanhas de certificação e de produção das aeronaves. Estamos mantendo um ritmo dinâmico, não só em termos de campanha de vôo, mas também nos testes de fadiga. Já foram realizados mais de 4.950 ‘vôos de laboratório’, sendo 6 mil até o final do mês.” Comentou Vladimir Prisyazhnyuk, presidente da Sukhoi Civil Aircraft Company.

O Superjet é o primeiro comercial avião russo após a queda da URSS, e deverá disputar o cobiçado segmento de aviação regional, hoje praticamente nas mãos da EMBRAER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário