segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Gulfstream apresenta o G500 e o G600


A Gulfstream Aerospace Corp., uma subsidiária integral da General Dynamics apresentou no último dia 14 uma nova família de jatos executivos: o Gulfstream G500 e G600. As duas novas aeronaves otimizam velocidade, conforto de cabine ampla e eficiente para oferecer aos clientes o melhor em desempenho com características avançadas de segurança. A Gulfstream anunciou a nova aeronave nova diante de uma multidão de aproximadamente três mil pessoas. Durante o evento, o primeiro G500 taxiou com própria potência e a Presidente e CEO da General Dynamics, Phebe Novakovic, revelou uma maquete de quase 21 metros do G600. “O anúncio de hoje demonstra o poder do investimento consistente e disciplinado da General Dynamics', tanto na pesquisa e desenvolvimento da Gulfstream quanto nas instalações de produção”, disse Novakovic. “O efeito desse investimento se manifesta nos dois aviões que anunciamos hoje”. O G500 pode voar de 5.000 milhas náuticas/9.260 quilômetros em Mach 0.85 ou 3.800 nm/7.038 km em Mach 0.90. O G600 é capaz de viajar 6.200 nm/11.482 km em Mach 0.85 ou 4.800 nm/8.890 km em Mach 0.90. A velocidade máxima de operação para as duas aeronaves é Mach 0.925, a mesma velocidade do Gulfstream G650 e G650ER. “Este é mais um dia extraordinário na celebrada história da Gulfstream,” disse Larry Flynn, Presidente da Gulfstream. “Eu não poderia estar mais satisfeito em anunciar a próxima geração de aeronaves Gulfstream. O G500 e G600 complementam a tecnologia presente do nosso G650 e da nossa mais nova aeronave, o G650ER. Mais uma vez, nossos clientes desempenharam um papel extremamente importante no desenvolvimento e na criação dessas aeronaves. O G500 e G600 continuam a longa tradição da Gulfstream de ser o primeiro fabricante de equipamentos originais para garantir uma combinação ideal de velocidade, alcance, conforto de cabine ampla e queima de combustível”.


As cabines do G500 e G600 destacam-se por suas amplas seções transversais, aumentando o conforto dos passageiros e o desempenho das aeronaves. O acabamento das cabines de cada aeronave, que medem 91 pol. (213 cm) de largura e 74 pol. (188 cm de altura), proporcionam o conforto de cabine ampla. Transportando até dezenove passageiros, o G500 possui três áreas de estar, e o G600 possui até quatro, bem como uma área de descanso opcional para a tripulação. Ambas as aeronaves dispõem de lavatórios de popa e de proa e incluem uma cozinha completa que pode ser localizada na parte dianteira ou traseira da aeronave. Amplo espaço para armazenamento também prevalece no compartimento de bagagem, que possui 175 pés cúbicos (5.0 metros cúbicos) de volume utilizável. Ambas as aeronaves apresentam uma altitude de cabine líder do setor de 4.850 pés (1.578 m) em FL510 e 100 por cento de ar fresco que aumenta o estado de alerta mental e a produtividade, enquanto reduz a fadiga. As cabines mais silenciosas da indústria oferecem um ambiente ideal para discussões de trabalho ou conversações sociais. Amplas janelas ovais, do mesmo tamanho que as janelas do G650, permitem que a luz natural banhe as cabines. 

A nova e revolucionária cabine de comando Symmetry™ Flight Deck da Gulfstream é a mais avançada, elegante, confortável e intuitiva na aviação executiva. A tecnologia de ponta surge na forma de sidesticks de controle ativo (ACSs), controladores integrados de tela de toque, um sistema de visão avançada de próxima geração (EVS) e aviônicos da Honeywell Primus Epic. Os primeiros ACSs da indústria oferecem maior segurança e consciência situacional por meio de manetes passivos através de resposta tátil. Com a vinculação eletrônica dos ACSs, o piloto e o co-piloto podem ver e sentir as entradas de controle um do outro, o que ajuda a melhorar a coordenação do piloto na cabine. “Os sidesticks de controle ativo permitem que ambos os pilotos estejam de acordo de forma consistente, reforçando a segurança”, disse Dan Nale, Vice-presidente Sênior de Engenharia, Programas e Teste da Gulfstream “Nenhuma outra aeronave executiva no mercado possui esse recurso.” Adicionadas à interação mais intuitiva dos pilotos com as aeronaves, estão as dez telas de toque integradas, que serão utilizadas para controles de sistema, gerenciamento de voo, comunicação, listas de verificação, monitoramento meteorológico e informações de voo. O G500 e G600 incorporam um sistema de tela de voo primária de visão sintética Gulfstream EVS de terceira geração (Synthetic Vision-Primary Flight Display), e a tela Head-Up Display II. Semelhante ao G650 e G650ER, o G500 e G600 oferecem um sistema de fly-by-wire (controle por cabo elétrico) digital completo de três eixos, com benefícios que incluem proteção de envelope de voo, aumento da estabilidade, maior redundância e manutenção reduzida.

Velocidade é um dos maiores diferenciais. O G500 e G600 podem voar em um cruzeiro de alta velocidade em Mach 0.90, economizando aos operadores até uma hora por voo, em comparação a um voo em Mach 0.80. O G500 e G600 são equipados com versões dos novos motores Pratt & Whitney Canadá da série PW800. O PW800 proporciona grande eficiência de combustível, menos emissões e ruído do motor e possui um tempo de 10.000 horas entre revisões, sem necessidade de inspeção de metade de vida útil para um menor custo operacional. A combinação dos novos motores da série PW800 e da asa projetada pela Gulfstream dão como resultado uma eficiência de combustível líder da indústria para ambos G500 e G600.

A produção do G500 e G600 será realizada nas duas novas instalações exclusivas em Savannah. A Gulfstream produzirá as asas e os estabilizadores verticais e horizontais para cada aeronave. O primeiro voo do G500 está previsto para 2015. A Gulfstream estima o recebimento de certificação da Administração Federal de Aviação dos E.U.A. e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação em 2017 e começarão as entregas a partir de 2018. O programa de teste de voo do G600 está previsto para começar aproximadamente de 12 a 18 meses após o teste do G500, e sua entrada em serviço está programada para 2019. "O G500 e G600 são grandes adições à nossa família de aeronaves, preenchendo um nicho numa linha de produtos já extensa", disse Flynn. “Em 2008, introduzimos duas inovações ao mundo da aviação executiva, o G650 e o G280. Hoje, seis anos depois, estamos introduzindo um outro par de aeronaves revolucionárias, o G500 e o G600. Obrigado a todos os nossos funcionários por tornar isto possível. Aqueles que constroem, projetam, desenvolvem, vendem, comercializam, fornecem serviço e apoiam nossas aeronaves — vocês são os melhores da
indústria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário